A produção antecipada em hotéis se apresenta como uma alternativa para o ramo já que tempos atrás, era necessário ter uma cozinha maior, com vários operadores trabalhando 24/7. Porém, as recentes mudanças no contexto do mercado estão levando muitos estabelecimentos a reverem esse processo.
Isso porque ele demanda alto investimento em espaço, equipamentos, equipe e insumos, o que acaba gerando desperdícios e uma alta precificação.
Além disso, todo esse processo leva muito tempo na produção e no fornecimento dos alimentos, o que, em um serviço de quarto, significa insatisfação para o hóspede.
Por isso, hoje vamos explicar como e por que aplicar o conceito de produção antecipada em hotéis.
Então continue lendo e confira!
Como o próprio nome já diz, na produção antecipada todo o cardápio será preparado e congelado previamente, para que esses itens sejam regenerados somente quando o cliente fizer o pedido.
Para isso, além dos equipamentos e utensílios de cozinha que você já tem, é necessário ter também dois equipamentos: um ultracongelador e um speed oven.
Após preparar os alimentos, eles poderão ser congelados com mais velocidade e segurança no ultracongelador , com o principal diferencial desse tipo de congelamento não afetar negativamente na qualidade do produto. O próximo passo então será armazenar esses itens congelados no freezer e aguardar a demanda.
Nada impede, também, que tudo seja comprado pronto de terceiros, eliminando também a etapa de preparação.
Sob o pedido do cliente, os produtos resfriados ou congelados são regenerados no speed oven ou em micro-ondas comerciais e servidos ao hóspede com agilidade e qualidade.
Os fornos speed ovens trabalham com micro-ondas e, os melhores modelos, contam também com ar quente em alta velocidade e aquecimento por resistência, o que os tornam muito mais potentes que os micro-ondas normais, finalizando os alimentos rapidamente e com resultados incríveis de uniformidade, sabor, textura e aparência.
Utilizando esse processo, reduzimos, em primeiro lugar, a necessidade de grandes cozinhas complexas, que ocupam muito espaço e necessitam de enormes investimentos.
Os equipamentos normais de cozinha, somados ao ultracongelador e o speed oven fazem do espaço de produção do hotel bem menor, com menos colaboradores nessa tarefa, que podem desempenhar outras funções.
Ainda há também a possibilidade de comprar tudo já preparado e congelado, o que pede o uso apenas de utensílios e do speed oven.
Em uma cozinha convencional, quando um alimento não é consumido, ele deve ser descartado, seja esse feito no dia ou congelado e resfriado em geladeira ou freezer, o que gera muito desperdício.
Com o uso do congelamento rápido, o produto fica perfeitamente conservado, já que o ultracongelador garante o congelamento do produto a -18 C no núcleo em pouquíssimo tempo.
Assim, ele só é retirado quando já tem um destino, o que foi solicitado pelo cliente é finalizado e servido, o que não foi, permanece conservado com segurança e qualidade.
Ter uma equipe com um grande número de profissionais tem se tornado cada vez mais difícil, por isso, é bom que essa equipe seja bem distribuída pelas funções do hotel.
Com esse conceito, é possível ter apenas um ou dois trabalhadores na produção e em menos tempo, enquanto outros podem ser redirecionados.
Como o atendimento será apenas pegar o item selecionado, montá-lo e finalizá-lo no speed oven, servir o cliente torna-se uma tarefa de poucos minutos.
De forma lúdica, normalmente dizem que demora mais para chamar o elevador que para preparar o pedido.
Se você produz a receita do zero sempre que o cliente pede, existe a preocupação com a disponibilidade dos ingrediente. Isto é, parte do seu cardápio acaba após alguns pedidos.
Por isso, é preciso ter todos os ingredientes sempre e, se não há saída, há desperdícios.
Já na produção antecipada, você pode produzir todo o seu cardápio se quiser e, com uma boa gestão de produção, sempre haverá uma grande variedade de produtos disponíveis para o hóspede. Afinal, o prato que você não vendeu hoje, permanecerá congelado e disponível para amanhã.
Já falando sobre qualidade, o congelamento do ultracongelador mantém as características de sabor, aroma, textura e aparência do alimento. Isto o torna diferente dos métodos normais de congelamento, que afetam a qualidade dos produtos.
Normalmente, grande parte dos hóspedes estão no hotel por razões profissionais. Por isso, é comum chegarem tarde, cansados e estressados, o que faz eles não quererem sair para se alimentar.
Ao mesmo tempo, eles não querem e não podem esperar muito pela refeição, já que precisam para descansar e para acordar cedo no dia seguinte.
Além disso, com a alimentação no estabelecimento, eles não precisam sair, o que gastaria tempo e seria potencialmente arriscado, a depender do horário e local.
Com exceção de proteínas cruas, ricas em gordura, que causam excesso de sujidade e fumaça, outros produtos podem ser preparados sem problemas nesse sistema.
Vamos ver alguns?
Esses alimentos resfriados ou congelados podem ser finalizados em menos de 2 minutos e servidores rapidamente.
Qual hóspede não gosta daquele prato quentinho antes de descansar após uma longa viagem?
Toda a categoria de massas com recheio e molho e em porções individualizadas padrão, podem ser acabadas em menos de 3 minutos!
O hóspede pode escolher o tipo de massa e molho, já que o hotel pode manter esses dois armazenados separadamente, só esperando por uma combinação.
Há espaço, inclusive, para um queijo gratinado por cima, aqui a criatividade pode ir longe.
Esses podem ser resfriados já prontos ou podem ter seus ingredientes resfriados individualmente para serem montados e finalizados rapidamente em 1 minuto e meio.
Há modelos de speed ovens que contam com o ar impingido, que permite que os pães fiquem crocantes e com o queijo gratinado.
Em um exemplo, o famoso croque-monsieur com molho branco e queijo em cima fica perfeito em menos de 1 minuto e 40 segundos.
Uma vez que elas estejam seladas, grelhadas ou cozidas e resfriadas, elas podem ser finalizadas rapidamente.
As porções individuais, em embalagem hermeticamente fechadas ou à vácuo, também podem ficar armazenadas, apenas aguardando a finalização.
Já sobre as combinações, é possível montar com arroz, legumes cozidos ou purê e acrescentar saladas frias na hora de montar e servir.
Por exemplo, a parmegiana: o bife empanado frito e resfriado é retirado da embalagem, colocado em uma cerâmica com molho e queijo e finalizado no forno em menos de 4 minutos.
Há, também, speed ovens específicos para pizzas e outras massas, que permitem assá-las cruas ou finalizá-las pré-assadas.
Os modelos mais recentes desses fornos permitem assar pizzas de até 40 centímetros em menos de 3 minutos!
É possível finalizar o Pettit Gateau de 40 gramas em apenas 15 segundos, se for resfriado, e em apenas 30 segundos, se for congelado.
Depois é só adicionar o sorvete de creme na montagem da sobremesa e pronto, o hóspede receberá a sobremesa em menos de 2 minutos. Gostou dessas dicas? Então continue conosco e confira como se diferenciar na gastronomia de hotelaria !
O post Como implementar a produção antecipada em hotéis apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT