Micro-ondas profissional: quais seus diferenciais e as vantagens de utilizá-lo?

  • Home
  • Gastronomia
  • Micro-ondas profissional: quais seus diferenciais e as vantagens de utilizá-lo?

Estabelecimentos que vendem alimentos precisam de agilidade para atenderem o público, especialmente quando esses locais trabalham com delivery. Para isso, é necessário contar com equipamentos alinhados com essa exigência, como o micro-ondas profissional. Afinal, ele pode cumprir um importante papel na garantia de entrega de alimentos nas condições esperadas pelo consumidor.

Um micro-ondas profissional proporciona uma série de vantagens aos estabelecimentos, desde o dinamismo do preparo de pratos e refeições até a garantia das propriedades do alimento. Diferentemente do aparelho doméstico, a versão profissional é preparada para um nível de uso de alta exigência.

Neste conteúdo, escrito a partir da percepção de Rafael Fraga*, falaremos mais sobre os micro-ondas profissionais, como eles podem ser úteis nas cozinhas e de que maneira devem ser usados. Confira!

Quais as vantagens de utilizar um micro-ondas profissional em um empreendimento alimentício?

Empreendimentos alimentícios contam com um ritmo bastante específico de trabalho, geralmente com alta exigência para a saída de produtos. Restaurantes, lanchonetes, padarias e outros comércios que precisam servir refeições quentes e feitas na hora têm no micro-ondas profissional um recurso único e indispensável. Sua principal vantagem é a agilidade.

O equipamento em seu formato profissional é muito mais ágil do que a versão doméstica. Sendo assim, oferece vantagens de destaque quando aplicado a um empreendimento. Quando é necessário descongelar um produto, por exemplo, o micro-ondas profissional realiza a tarefa em até 1 minuto e meio, enquanto um aparelho comum leva até 9 minutos para completar a função. É um tempo altamente reduzido, que traz dinâmica sem deixar de lado a qualidade do alimento.

Quais são os diferenciais do micro-ondas profissional?

O micro-ondas profissional apresenta diferenciais competitivos claros e que não podem ser dispensados por empreendimentos do ramo alimentício. Entenda, a seguir, quais são essas características únicas e de que maneira elas trazem vantagem no uso cotidiano!

Potência

A potência do micro-ondas profissional é um grande diferencial em relação ao modelo doméstico. Estabelecimentos precisam de maquinário que funcione em um nível de entrega muito maior, algo que aparelhos comuns não são capazes de oferecer. Enquanto um micro-ondas comum tem potência de 600w, o profissional chega a até 2.200w, ou seja, mais que o triplo da versão comum.

O que possibilita chegar a esse desempenho de destaque é a estrutura mecânica do aparelho. Um micro-ondas profissional pode ter até dois magnetrons, com potências mais elevadas que um micro-ondas doméstico, que conta com baixa potência. A radiação de ondas de calor é muito maior, o que permite esquentar mais rapidamente componentes mais densos dos alimentos.

Resistência

A estrutura física do micro-ondas profissional também é mais robusta, constituída 100% de aço inoxidável, de modo a garantir que ele se destaque como um aparelho resistente e capaz de lidar com as exigências de rotinas intensas do comércio.

Essa estrutura mais forte também permite otimizar espaço, principalmente se o empreendimento usa mais de um aparelho de micro-ondas em sua operação. Eles podem ser colocados um sobre o outro — até dois, no máximo, sem que isso prejudique o funcionamento ou a conservação do aparelho. São pequenos detalhes que geram muito mais produtividade para as empresas.

Como escolher um micro-ondas profissional para o empreendimento do ramo alimentício?

Micro-ondas profissionais são sempre bastante eficientes, robustos e ágeis. No entanto, cada nível de exigência de estabelecimento demandará a escolha de um equipamento específico. O fator principal que influência a decisão é o tipo de demanda, ou seja, qual trabalho aquele aparelho terá de fazer. Geralmente, ele será usado para esquentar alimentos congelados ou resfriados.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Analisar o cardápio é fundamental

A análise do cardápio é o exercício principal, porque permite entender como seus alimentos serão conservados até o momento de serem servidos. Em alimentos resfriados, um aparelho de 1.100w é suficiente para garantir a entrega do alimento na temperatura certa. Agora, se seu negócio optar por congelar os produtos e depois finalizá-los, é importante escolher um micro-ondas de 2.100 ou 2.200w.

Cada tipo de cardápio tem uma seleção específica de alimentos, o que varia para o estilo do estabelecimento, sua cozinha, entre outros pontos. O ideal é resfriar ou congelar o produto para armazenamento e regeneração sob demanda, por isso, o micro-ondas profissional precisa ser capaz de entregar a potência mais adequada durante o funcionamento para finalizar os alimentos.

Além disso, com o uso de um ultracongelador — para realizar o processo correto de congelamento ou resfriamento, é possível servir alimentos com sabor, aroma, textura e aparência, gerando mais qualidade a esses produtos. Isso, aliado à agilidade das micro-ondas com a potência certa, garante resultados excelentes na regeneração das preparações.

Quais benefícios um micro-ondas profissional traz para o seu estabelecimento?

O micro-ondas profissional é um aparelho capaz de entregar uma série de benefícios aos empreendimentos alimentícios. São vantagens que vão desde a redução de impactos no sabor do alimento até a garantia de agilidade, algo necessário em um ambiente profissional. Entenda melhor esses benefícios a seguir!

Entrega de produtos preparados previamente

Restaurantes costumam trabalhar com produções em grande volume antecipadamente em algumas refeições. Nem tudo é simplesmente feito e servido na mesma hora, especialmente em delivery. Por isso, esses estabelecimentos usam o ultracongelamento, procedimento que garante a conservação das propriedades do alimento.

O micro-ondas profissional é a etapa final desse processo de produção antecipada, já que ele atua para finalizar o preparo do prato, de forma a permitir que ele chegue quente e fresco ao consumidor. Sem o micro-ondas de alto desempenho, isso seria impossível.

Conservação das propriedades organolépticas

Todo alimento tem suas propriedades organolépticas, ou seja, as características particulares de cada item alimentício. São vários fatores a serem considerados, como textura, sabor, aparência, cheiro, entre outros detalhes que tornam um prato original e agradável, tanto visualmente quanto para o consumo.

Aqui, o micro-ondas ganha um importante aliado, o ultracongelador. Com um processo de congelamento/resfriamento muito mais rápido que o convencional, esse equipamento consegue manter as propriedades organolépticas dos alimentos e não gera aquela diferença ruim que percebemos ao comermos um alimento previamente congelado da forma errada. Para empreendimentos do setor alimentício, esse é um benefício essencial, que não pode ser ignorado.

Todos esses diferenciais que o congelamento correto e a finalização eficiente apresentam podem ser obtidos com a aquisição de aparelhos fornecidos por empresas especialistas do setor, como é o caso da Prática. Lembre-se de que equipamentos certos ajudam empresas a manterem a competitividade no mercado e ganharem a preferência do consumidor.

Em busca do seu micro-ondas profissional? Se sim, entre em contato com a Prática!

*Rafael Fraga de Andrade, 38 anos, é gastrólogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Recebeu por três vezes a distinção acadêmica “Anhembi Morumbi Honors” — Dean’s List” — para alunos com destaque no desempenho acadêmico. Pós-graduado em Cozinha Avançada: Tecnologias e Ciências Aplicadas à Gastronomia (SENAC-SP). Atualmente, é Chef Corporativo Nacional da Prática.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário