Entenda sobre as diferenças entre equipamentos de congelamento

Entenda sobre as diferenças entre equipamentos de congelamento

equipamentos de congelamento

Entenda sobre as diferenças entre equipamentos de congelamento

O uso de equipamentos de congelamento é uma forma segura de manter produtos devidamente conservados, o que garante a segurança de alimentos e evita riscos de prejuízos. Para conseguir bons resultados, escolher o equipamento certo é importante. Há diferentes tipos no mercado atualmente e cada um deles atende diferentes níveis de exigências de cada comércio.

Na busca pelo equipamento ideal, você encontra estruturas de diferentes tamanhos e potências, o que também influencia a forma de uso. Enquanto alguns são mais voltados à conservação de produtos, outros são essenciais no congelamento. Por isso, é importante entender mais sobre cada um dos tipos de equipamento de congelamento antes de fazer um investimento.

Neste post mostraremos o que é um ultracongelador e como ele se diferencia para outras estruturas, como congeladores e freezers. Confira a seguir!

O que é um ultracongelador?

O ultracongelador é um equipamento capaz de remover o calor de dentro de produtos e impulsionar o frio para dentro deles, para assim congelá-los da forma certa. Assim, é possível manter alimentos frescos, recém-preparados, de forma rápida e com segurança de alimentos, garantindo suas propriedades e também sua qualidade.

Essa atuação é possibilitada pelo fato de o ultracongelador funcionar em uma temperatura de -35 °C. Outros equipamentos não chegam a esse nível, o que dificulta o resfriamento, ou congelamento dos alimentos, especialmente quando eles acabaram de sair do forno.

A potência que esse equipamento apresenta, o coloca como uma estrutura fundamental para panificadoras, lanchonetes e outros negócios que trabalham com a necessidade de produção antecipada, auxiliando também na adequação às normas da Anvisa, sem reduzir a vida útil dos alimentos.

Quais os tamanhos existentes?

Hoje, é possível encontrar, mais comumente, ultracongeladores de 14 assadeiras até túneis de congelamento de 2, 4 ou até 6 carros. É fundamental saber, antecipadamente, qual volume de produtos serão congelados por meio do processo que esse equipamento permite. Muitos negócios começam com uma estrutura pequena mas, rapidamente, adquirem ultracongeladores maiores.

Quais são as diferenças entre congelador, freezer e ultracongelador?

Entre os diversos tipos de equipamentos de congelamento, há diferentes estruturas, cada uma delas com uma função mais específica na rotina de comércios. Há, basicamente, duas categorias de equipamentos: os de conservação e os de congelamento, e eles funcionam de maneira diferente.

Equipamentos de conservação

Os produtos de conservação são as geladeiras, os freezers, as câmaras frias, entre alguns outros tipos. A função deles é apenas manter os produtos guardados dentro de um local que mantém a temperatura dentro do padrão exigido pela Anvisa. Esses equipamentos não são capazes de congelar, mas são totalmente adequados para conservarem os alimentos que estão nesse estado.

Como comparação, enquanto um ultracongelador funciona a -35 °C, os freezers chegam a -18 °C apenas, enquanto as geladeiras variam de 0 a 5 °C. Nessas temperaturas, não há a possibilidade do ultracongelamento no tempo determinado pela Anvisa, o que pode gerar perda de propriedades e até mesmo a proliferação de micro-organismosnos produtos.

Ultracongeladores

Naturalmente, nossa comparação é facilitada, deixando claro como o ultracongelador é um dos mais potentes equipamentos de congelamento. Ele consegue realizar esse processo, com produtos frescos e recém-saídos do forno, em até 120 minutos, o ideal para a manter das propriedades dos alimentos. Isso evita a criação de cristais de gelo, por exemplo.

De modo geral, o ultracongelador é capaz de receber esses produtos frescos e manter a vida útil deles, garantindo o congelamento rápido, algo que geladeiras e freezers não conseguem. Trabalhar com esses equipamentos, sem que eles sejam capacitados para esse trabalho, pode ser arriscado para a qualidade do produto e, consequentemente, para a saúde do consumidor.

A crença de que alimentos congelados, principalmente pães, não dão certo, vem do uso incorreto de freezer e geladeiras nesse processo. O uso dos ultracongeladores é que faz toda a diferença, garantindo sabor, vida útil e sustentação das propriedades do alimento.

Como deve ser feito o congelamento na cadeia produtiva?

O ultracongelador é um dos mais versáteis equipamentos de congelamento, já que ele é visto como um verdadeiro facilitador da cadeia produtiva. Com ele, é possível congelar:

  • matérias-primas para alimentos;
  • processados (produtos prontos)
  • semi-processados (produtos em diferentes fases de produção)

Basicamente, ele pode ser usado em diversas fases da cadeia produtiva, seja no congelamento de um produto que será vendido pelo próprio negócio, seja na atuação como distribuidor para outros comércios. Ter um ultracongelador à disposição é fundamental para que uma panificadora, ou outra categoria de negócio, possa ter diversas possibilidades à sua disposição.

Otimizando a dinâmica de trabalho

A possibilidade de congelar produtos frescos é de grande ajuda para a produtividade de um comércio, garantindo que grandes fornadas, por exemplo, possam ser feitas, sem riscos de perda de alimentos. O congelamento em 120 minutos é ágil e possibilita trabalhar com uma nova leva de produtos. O mais importante é que todos podem ser conservados frescos, mantendo a qualidade até a chegada ao consumidor final.

Ter um ultracongelador traz ao negócio a facilidade de administrar suas fornadas de diversos tipos de alimentos, de acordo com o nível de vendas. Assim, só é preciso produzir quando realmente os níveis de mercadorias estão baixos. O alto nível de desempenho que o ultracongelamento oferece garante que a produção seja feita só em dias específicos, e não diariamente.

O ultracongelamento dá suporte para que, por exemplo, padarias possam planejar melhor suas produções. Em vez de se manterem o dia todo na fazendo massas frescas, é possível executar esse trabalho apenas em alguns momentos da semana, utilizando o ultracongelamento para preservar os alimentos com qualidade. Assim, a rotina não precisa ser tão extenuante.

Em suma, viu como equipamentos de congelamento podem ajudar muitos negócios a terem uma gestão mais prática de seus produtos, sem que nada falte na distribuição ou na hora de servir ao consumidor? O ultracongelador é cada vez mais acessível economicamente, não se limitando apenas ao uso industrial.

Em busca da infraestrutura de equipamentos de congelamento ideal para o seu negócio? A Prática pode ajudar: entre em contato e saiba mais!

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!