Feiras e eventos profissionais: como participar estrategicamente

Prática • jun. 12, 2023

A participação dos empreendedores em feiras e eventos profissionais desempenha um papel fundamental no crescimento e sucesso de seus negócios. Elas proporcionam uma oportunidade única de conhecer novidades, tendências e tecnologias inovadoras, além de estabelecer contatos comerciais, trocar experiências e ampliar o conhecimento sobre o setor.

Em um mercado dinâmico e em constante evolução, a participação ativa nessas oportunidades se torna essencial para se manter atualizado e alinhado com as demandas e expectativas dos consumidores.

Por isso, reunimos mais algumas dicas para você expandir seus horizontes. Leia o texto abaixo e aproveite.

Faça um diagnóstico da sua empresa

Em primeiro lugar, antes de participar de feiras e eventos profissionais, é importante realizar uma avaliação completa da sua empresa. Analise seus processos, produção, insumos e equipamentos. Verifique o nível de utilização de tecnologia em sua empresa. Ainda depende muito de processos manuais ou já adotou soluções inovadoras atuais disponíveis ? Talvez seja necessário investimentos para melhorar esses aspectos.

Identifique necessidades

Em segundo lugar, converse com sua equipe e descubra quais são as inquietudes, dificuldades e desafios enfrentados diariamente. Eles possuem um conhecimento valioso e podem contribuir com pontos de vista diferentes, que muitas vezes passam despercebidos para aqueles que estão à frente do negócio. É importante ouvir atentamente as ideias e sugestões deles, anotando tudo para consideração posterior.

Pesquise sobre as empresas participantes

Em terceiro, realize uma pesquisa sobre as empresas que estarão presentes no evento. Descubra o que cada uma oferece e quais delas são de interesse. Visite os sites e redes sociais delas, e familiarize-se com seus produtos. Se possuem blogs , leia alguns conteúdos para se manter atualizado sobre as tendências e novas opções. Estes são canais para o compartilhamento de conhecimento gratuito, desfrute deles.

Tenha uma visão clara do que buscar

Com base nisso, crie uma visão clara do que você busca para o seu empreendimento. Pode ser um novo insumo, embalagens, equipamentos, processos, automação ou simplesmente conhecer novas realidades e se atualizar. Ter uma ideia do que você busca o ajudará a poupar tempo e a ter mais objetividade durante a ocasião.

Organize sua equipe

Reúna uma equipe estratégica da sua empresa, composta por pessoas-chave dos setores que possam fornecer suporte especializado e altamente técnico. Inclua cozinheiros, padeiros, técnicos em panificação experientes, chefs de cozinha, nutricionistas e técnicos de manutenção. Recrute uma “força tarefa” que trará o máximo de “ insights”.

Mantenha o foco

É importante manter o foco para aproveitar ao máximo a experiência. Haverá situações de descontração e oportunidades para interagir com as pessoas em contextos fora. No entanto, é crucial lembrar que esses momentos são de natureza profissional e exigem uma postura condizente. Oriente sua equipe quanto a isso.

Priorize suas ações

Quando há muitas novidades e coisas diferentes, é comum que sua atenção seja desviada aqui e ali. No entanto, é importante criar um roteiro mental ou até mesmo por escrito, com suas prioridades e tudo o que precisa fazer, incluindo os fornecedores e marcas que deseja visitar. Mantenha uma programação e evite desviar-se para outras atividades que não estejam relacionadas à participação.

Mantenha a mente aberta

O objetivo das feiras e eventos é conhecer, aprender, trocar ideias e buscar soluções. Esteja aberto para receber informações e apoio, assim como para compartilhar seu conhecimento. Ouça atentamente o que os fornecedores têm a oferecer de novo e busque conselhos valiosos. Além disso, lembre-se de que você pode conversar com consultores especializados no seu ramo, que fornecerão assistência e orientação.

Pense em produtividade

Fazer sempre as mesmas coisas da mesma maneira, sem visão de crescimento a médio e longo prazo, pode comprometer o sucesso do seu empreendimento. Tenha em mente o aumento da sua capacidade produtiva. Use os eventos como oportunidade para incorporar novas tecnologias que permitam atender mais clientes e expandir seus horizontes. Aproveite a ocasião para buscar soluções que impulsionem o crescimento sustentável do seu negócio.

Pesquise fornecedores que ofereçam mais do que apenas preço

Além do preço, leve em consideração outros aspectos. Avalie o atendimento ao cliente, o processo de venda, o suporte pós-venda, a proximidade geográfica, a distribuição de peças, a assistência técnica, a presença de revendedores e as oportunidades oferecidas para testes, treinamentos e reciclagem. A proximidade de concessionárias, filiais ou outros espaços de fornecedores pode ser muito mais valiosos do que apenas buscar preços baixos em uma feira isolada.

Comunique suas necessidades aos fornecedores

As empresas estão sempre atentas às demandas dos consumidores e seguem na direção indicada por eles. Mesmo que não possuam um produto ou solução que atenda às suas necessidades imediatas, elas levam em consideração suas sugestões ao desenvolver um novo portfólio. Os eventos são uma oportunidade para expressar suas necessidades e influenciar as ofertas futuras. Portanto, não deixe de compartilhar suas ideias.

Maiores feiras profissionais do setor da alimentação no Brasil

Descubra as principais feiras de alimentação do Brasil e não perca a oportunidade de participar desses eventos que são referência no setor.

Conclusão

Em suma, utilize as feiras e eventos profissionais para expandir sua rede de contatos, fortalecer parcerias, identificar potenciais fornecedores e encontrar soluções que impulsionem a produtividade e competitividade de suas empresas. Além disso, aproveite estas fontes valiosas de inspiração e motivação, repletas de conceitos para aprimorar produtos, serviços e estratégias de negócio.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: