Maria Campanati fala sobre a Engenharia de Alimentos e as boas práticas de fabricação

Mauro Costa • mar. 19, 2024

Conversamos com Maria Campanati para entender melhor como funciona a Engenharia de Alimentos e a importância dos empreendedores e colaboradores entenderem os processos e as boas práticas de fabricação. Confira a entrevista na íntegra.


Como é o trabalho de um engenheiro de alimentos? Como é o dia a dia e a realidade da consultoria nos empreendimentos de alimentação?


Maria Campanati: O engenheiro de alimentos cuida de todas as etapas de produção de alimentos, desde recepção, acondicionamento, estocagem, manipulação e exposição. Além disso, entende das propriedades físico-químicas do alimento e assim consegue determinar processos.


Criar um produto de qualidade com padronização e segurança é uma ciência? Fale-nos mais sobre isso.


Maria Campanati: Com certeza criar produtos de qualidade com padronização e segurança é uma ciência, pois envolve o estudo de todas as etapas até chegar no resultado. Além disso, é uma cultura que deve ser estabelecida no empreendimento. 


A padronização é um processo tranquilo, implantado pelo engenheiro de alimentos, porém o mais importante é a conscientização do colaborador. Ele precisa entender porque a padronização existe e qual a relevância, assim como qual o motivo das regras de boas práticas e a importância da segurança dos alimentos. 


Segurança alimentar ou segurança dos alimentos? Você pode esclarecer a diferença para nossos leitores? 


Maria Campanati: Segurança dos alimentos refere-se a garantia de oferecer um produto seguro ao consumidor, ou seja, livre de contaminação, microbiologicamente falando. 


Segurança alimentar embora parecido, tem um significado totalmente diferente, pois refere-se ao direito de todas as pessoas em ter acesso à alimentos, tanto em quantidade quanto em valores nutricionais apropriados.


Você acredita que o empreendedor ainda não enxerga a Anvisa como uma aliada da segurança dos alimentos?


Maria Campanati: Infelizmente, essa é a nossa realidade hoje: o empreendedor de serviços de alimentação sente medo e enxerga a Anvisa como um órgão que apenas fiscaliza e autua. 


Porém, a Anvisa é um órgão que existe para proteger o consumidor, e afinal, somos todos consumidores. O empreendedor que segue as recomendações e normas estabelecidas tem outro olhar sob a vigilância. E desta forma, tem as licenças e alvarás corretos; e os resultados são a confiança e fidelidade do cliente, que entende que aquele local é seguro e de qualidade.


Esmalte, batom, maquiagem, piercings, anéis e outros adornos podem no ambiente de preparo de alimentos e por quê? Fale-nos dos riscos da contaminação física, biológica e cruzada. 


Maria Campanati: Proibidos. Tanto a RDC 216 quanto a RDC 275 que são respectivamente as legislações de boas práticas de serviços de alimentação e de indústrias de alimentos, proíbem o uso de adornos e maquiagem para manipuladores de alimentos. 


Para explicar o motivo da proibição é simples: imagine você comer um pedaço de bolo e encontrar um brinco dentro desse bolo, ou uma parte de um piercing ou uma casquinha de esmalte. Nada agradável né? O nome disso é contaminação física, ou seja, quando eu tenho um corpo estranho no meu produto, uma contaminação que eu consigo ver e pegar. 


Para o consumidor essa contaminação é extremamente desagradável e perigosa. Além disso, existe a contaminação biológica, imagine quantos milhões de bactérias, vírus e fungos existem nesse objeto que pode cair sobre o alimento. 


Sobre a maquiagem, o risco de contaminação por particulados é enorme, ou seja, ao se maquiar, a manipuladora deposita milhões de partículas de maquiagem na pele, e ao entrar na cozinha, pode contaminar o alimento com essas partículas. 


Muito mais que boas práticas de fabricação, você acredita que o empreendedor e seus colaboradores precisam conhecer a fundo os alimentos?


Maria Campanati: Necessitam conhecer os alimentos, os processos e os equipamentos a fundo. Fica muito mais fácil lidar com um colaborador que entende porque existem as boas práticas de fabricação e como se comporta o alimentos desde quando é matéria-prima até o produto final. 


Além disso, a qualidade é uma melhoria contínua e um trabalho em equipe que só funciona se todos estiverem engajados, empreendedor e colaboradores.


Muitos empreendedores ainda se prendem a métodos muito manuais, que resultam em bons produtos mas são pouco produtivos. Qual a importância da produtividade para os negócios?


Maria Campanati: O mundo muda muito, a todo momento e as palavras do momento são: tecnologia e inovação. Sendo essas as bases fundamentais para a produtividade. 


A produtividade é fundamental pois anda junto da qualidade, padronização, fidelização do cliente, redução de gastos, maior controle de estoque, melhor gestão de tempo e consequentemente maior lucro do empresário ao final do mês.


Qual momento certo de investir em equipamentos para crescer? Como identificamos qual equipamento deve ser investimento primário? 


Maria Campanati: Para um empreendedor, sempre é o momento certo de investir em equipamentos para crescer. Para definir uma prioridade, inicialmente indico fazer um estudo da produção, entender quais são seus gargalos, como é o fluxo de produção e qual a capacidade produtiva. Depois desse estudo, deve-se definir uma lista de prioridades e iniciar o investimento. 


Uma simples troca pode aumentar muito suas vendas, por exemplo, a compra de uma lava-louças, pode realocar um colaborador que passava horas executando esse serviço. Assim como a compra de um forno maior pode aumentar sua produtividade e o número de produtos produzido/hora, ganhando tempo para outras atividades.


Como engenheira de alimentos, qual sua visão sobre o uso da tecnologia do forno combinado nas cozinhas? 


Maria Campanati: O forno combinado é uma grande tecnologia para as cozinhas, tanto de restaurantes como de cozinhas industriais, que produzem alimentos em grandes quantidades, pois é capaz de assar, cozinhar, fritar, grelhar, cozinhar no vapor entre outras funções. 


O uso do forno combinado reduz a necessidade de diversos equipamentos, além disso, existem os fornos combinados de higienização automática e eficiente, que facilitam no manuseio do forno e na higiene e segurança dos alimentos produzidos. 


O forno combinado auxilia nas padronizações também, por possuir temporizador, controle de temperatura e vapor, reduz a necessidade do colaborador ficar “vigiando” uma preparação por longo período, pois, desde que seja estabelecido os padrões, o forno faz todo o trabalho sozinho.


Sobre o ultracongelador e o processo de ultracongelamento a -35°C. Sabemos do grande progresso que é para os negócios da alimentação. Como conscientizar o empreendedor da importância?


Maria Campanati: Mostrando os benefícios do ultracongelamento. Muitos empreendedores têm problemas de armazenamento, de perda de produtos, alterações sensoriais e shelf life curto. Todos esses gargalos podem ser resolvidos com a utilização correta do ultracongelamento e esse processo não pode ser feito de qualquer maneira, existem temperaturas ideias e normas a serem seguidas. 


Quando o empreendedor perceber que o ultracongelamento é fundamental na conservação correta e segura do produto, além disso pode auxiliar na operação e no lucro do negócio, não terá dúvidas quanto ao investimento.


Sobre Maria Campanati


Maria Campanati, engenheira de alimentos, formada em 2017 pela PUC-GO, possui MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade, atua como consultora em Pouso Alegre e região, atendendo cidades do estado de São Paulo também. 


Trabalha com o objetivo de trazer segurança dos alimentos aos clientes, colaboração e produtividade dos colaboradores e sucesso ao proprietário dos estabelecimentos.


Redes sociais:


Instagram: https://www.instagram.com/mariaccampanati/


Faceboo: https://www.facebook.com/profile.php?id=100088437992507


LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/maria-cristina-campanati-13b2b2149/

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: