Portfólio de produtos: como montar o mix perfeito para seu negócio

Prática • fev. 16, 2024

Dentro do contexto de empreendimentos do ramo da alimentação, o termo "portfólio", ou “mix”, geralmente se refere à coleção ou conjunto de produtos ou serviços oferecidos por um negócio específico.


Ele abrange a variedade de itens que uma padaria, restaurante ou outro tipo de empresa disponibiliza para seus clientes. Isso pode incluir diferentes produtos isolados, pratos, bebidas, opções de menu, promoções sazonais, entre outros.


Quando bem elaborado no setor de alimentos pode atender a diversos gostos e preferências, proporcionando um bom atendimento dos clientes e claro boas vendas.


Confira as dicas de hoje no nosso artigo.


Qual a importância do desenvolvimento de um bom portfólio nos empreendimentos food service?


Diversificação para Atingir Diferentes Públicos


Quando bem elaborado ele permite oferecer uma variedade de opções para diferentes gostos e preferências alimentares. Isso ajuda a atrair e atender a uma ampla gama de clientes, aumentando as vendas.


Fidelização


Bem diversificado ele pode contribuir para a fidelização de clientes, uma vez que oferece uma experiência mais completa. Clientes que encontram variedade de opções que atendem às suas preferências são mais propensos a retornar ao estabelecimento.


Adaptação às Tendências do Mercado


O mercado de alimentos está em constante evolução, com novas tendências e preferências emergindo regularmente. Ter um mix flexível permite adaptação, introduzindo novos itens ou ajustando as ofertas existentes conforme necessário.


Competitividade no Mercado


Em um mercado altamente competitivo, oferecer o diferenciado pode ser um fator-chave para se destacar da concorrência. Oferecer algo único ou exclusivo pode atrair novos clientes e manter os existentes.


Resposta a Mudanças nas Demandas dos Consumidores


Tenha uma resposta eficiente às mudanças nas demandas e preferências dos consumidores. Isso pode incluir a incorporação de alimentos sazonais, a adaptação a dietas específicas da moda ou a oferta de opções inovadoras.


Otimização do Mix de Lucratividade


Quando bem gerenciado ele pode ajudar a otimizar o mix de lucratividade, concentrando-se em produtos que têm uma boa aceitação no mercado e oferecem margens de lucro sólidas.


Marketing e Posicionamento da Marca


A variedade alimenta estratégias de marketing, permitindo que as empresas comuniquem efetivamente seus pontos fortes, posicionamento e proposta de valor. A diversidade de opções pode ser usada como um ponto de diferenciação.


Quais são os tipos de produtos em um portfólio food service?


Carro-chefe


O carro-chefe é o líder de vendas, com a maior margem de contribuição e lucro. Pode ser aquele cujo volume de vendas justifica sua presença na listagem, mesmo com margens menores. Em outras palavras, ele se destaca pelo "giro de caixa" que proporciona, ou seja, impulsiona a venda dos demais itens.


Inimigo: Produtos de Baixa Venda


O produto de baixa venda é aquele que tem um baixo volume de vendas, mesmo com margem de contribuição e lucro elevados. Seus custos, tanto de produção quanto de estocagem, gestão e vendas, são elevados e não são cobertos pelo seu volume de vendas. Geralmente, também não contribui para a venda de outros produtos.


"Vagões de Trem"


Imagine o portfólio como um trem, tendo o carro-chefe como a locomotiva e os demais produtos e serviços seguindo em ordem de vendas como os vagões. Seja o segundo, terceiro, quarto ou quinto lugar, e assim por diante até o final do trem.


Inimigo: Produtos "Intrusos"


Os produtos intrusos são aqueles introduzidos no mix como “novidades”, mas quando sem critérios, e até estranhos ao negócio, podem entrar em conflito com os demais. Em geral, atrapalham, ocupam espaço e até "roubam" as vendas dos demais.


Complementares


São itens que auxiliam nas vendas dos demais produtos líderes e têm procura pelos clientes. Geralmente, estão diretamente relacionados à conveniência. Contudo, precisam também de revisão constante quanto ao seu volume de vendas.


Inimigos: Excesso e Má Precificação


Quando esses itens se multiplicam, acabam se tornando um transtorno. Ocupam espaço na estocagem e na área de vendas. Da mesma forma, é necessário ter cautela ao definir a precificação, de modo que os clientes não busquem comprá-los em outro local.


Novidades e Experiências


Novidades são importantes, mas aqui é onde a estratégia entra em cena. Em geral, é interessante realizar uma avaliação prévia do público e da loja para escolher as novidades. Diante disso, experimente com uma pequena quantidade para testar as vendas.


Inimigos: Excessos


Quando você apresenta muitos itens novos simultaneamente, o cliente fica com muitas dúvidas, confuso e enfrenta dificuldades para fazer escolhas. Também é necessário pensar no espaço e no fluxo da loja.


Necessidades e Nichos de Mercado


São produtos que atendem a determinadas necessidades dos clientes. Eles ajudam a impulsionar as vendas quando o cliente não pode adquirir algum produto que você oferece. Esses são os produtos alternativos e mercados específicos.


Inimigo: Querer Atender a Todos


Querer atender absolutamente todas as pessoas pode ser um erro, já que a gestão do portfólio se torna complexa e custosa. Por isso, faça uma avaliação para identificar qual nicho é predominante no seu negócio e ofereça opções que os atendam.


Conclusão


Em síntese, construir um portfólio sólido é crucial para o sucesso e sustentabilidade do negócio. Ao alinhar estrategicamente os produtos, considerando a lucratividade e a satisfação do cliente, é possível alcançar um equilíbrio preciso.


Contudo, é fundamental manter a autenticidade do empreendimento, adaptando-se ao perfil do público-alvo sem descaracterizar a essência da marca. Assim, ao definir um mix que atenda às necessidades específicas do mercado, garantimos não apenas o crescimento financeiro, mas também a fidelização de clientes.


Clique aqui e veja nosso artigo sobre a Engenharia de Cardápio e como ela é importante para os negócios do ramo da alimentação.

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
MAIS POSTS
Share by: