Qual a hora de expandir a capacidade de acomodação do restaurante?

Qual a hora de expandir a capacidade de acomodação do restaurante?

capacidade de acomodação do restaurante

A indústria de alimentos é um grande setor da economia global e atrai boa parte da sociedade, o que inclui estabelecimentos, como bares e restaurantes. Para ter um restaurante que se destaca em meio a alta concorrência, você precisa estar atento a uma série de detalhes que, em conjunto, aumentam a visibilidade do seu negócio.

Um desses detalhes é a quantidade de clientes que o estabelecimento pode atender. Desse modo, você pode ter dúvidas como: qual é a hora de expandir a capacidade de acomodação do restaurante? Qual o número ideal de mesas e cadeiras? E o tamanho do espaço físico?

Preparamos este post para esclarecer essas e outras dúvidas. Continue a leitura!

Qual capacidade de acomodação do restaurante ideal?

Para saber o tamanho ideal de um restaurante, é preciso ter conhecimento de uma série de fatores, porém uma regra geral é que ele deve ter um equilíbrio entre a quantidade de clientes e o espaço de locomoção, tanto para esses indivíduos quanto para os funcionários do empreendimento.

Assim, além do restaurante ter um espaço físico adequado, é essencial que ele disponha de um layout bem distribuído e organizado. É recomendado que aproximadamente 65% da área do estabelecimento seja destinada para o salão, e os espaços restantes para o estoque, cozinha e banheiros. 

Quantidade de mesas e cadeiras

A quantidade e o tamanho das mesas e cadeiras do restaurante varia de acordo com o tipo do negócio e conforme o público-alvo.

O tamanho das mesas deve ser proporcional ao espaço do estabelecimento, pois se elas forem muito pequenas, os clientes poderão se sentir desconfortáveis e irem embora. Agora, caso as mesas sejam muito grandes, a área do restaurante terá que ser maior para suportá-las.

Tipos de mesas e cadeiras

Dentre os tipos de mesas e cadeiras existentes no mercado, os que mais se destacam são:

  • cabines: as cabines são mesas próximas às paredes cercadas com bancos altos que assumem o papel de paredes divisórias. O resultado disso são ambientes privativos e confortáveis para os clientes;
  • mesas de banquete: tem sido conceito utilizar essas mesas maiores como mesa compartilhada. São mesas grandes rodeadas de cadeiras, ideal para atender famílias ou um grupo de amigos, mas não são muito recomendadas para servir pessoas desconhecidas sentadas uma ao lado da outra;
  • mesas tradicionais: mesas tradicionais são muito utilizadas devido a sua grande versatilidade e acessibilidade. Geralmente, são mesas de 2 ou 4 lugares que podem ter formatos quadrados ou arredondados. Mesas estilo Bistrô também são muito utilizadas.

Problemas que podem deixar o seu restaurante cheio

Antes de investir na expansão da capacidade de acomodação do seu restaurante, você deve saber se isso realmente é preciso por meio da avaliação do que está acontecendo. 

Há algumas falhas que podem atrapalhar na rotação do restaurante, deixando-o cheio. Isso pode gerar uma situação desagradável, que é quando um cliente chega, não encontra um local para se sentar e, por isso, vai embora para outro estabelecimento. Dessa maneira, você perde uma venda e até uma possível fidelização do cliente.

Se o restaurante tiver filas longas ou demorar para servir os clientes, resultando na impossibilidade de outros indivíduos entrarem, o problema pode estar não na capacidade de acomodação do local, mas sim na falha de comunicação da equipe do empreendimento.

Assim, confira abaixo os principais causadores desses problemas.

Falta de organização

A falta de organização administrativa e executiva de um restaurante contribui para o surgimento de filas, lotações e reclamações. A ausência de treinamentos para os funcionários também está atrelada a esses problemas.

Falta de mão de obra

Uma alta demanda de clientes requer também a disponibilidade e a atenção de mais garçons, cozinheiros, caixas e demais colaboradores do restaurante. Ou seja, a falta de mão de obra requisitada gera demora no atendimento, no preparo dos alimentos e no pagamento final.

Falta de planejamento 

Um restaurante bem-sucedido é composto por um bom planejamento para evitar que os problemas ocorram. A falta de levantamentos, projeções e de uma boa gestão de equipe acarreta impedimentos para o aumento da visibilidade e da rentabilidade do empreendimento.

Veja como resolver os problemas de rotatividade do restaurante

Para solucionar os problemas que atrapalham a rotatividade do seu restaurante, é fundamental seguir os passos listados a seguir:

Recepcione os clientes

É essencial recepcionar os clientes e indicar para eles os lugares disponíveis no estabelecimento, pois isso ajuda muito, principalmente quando o local está cheio. Diante disso, os colaboradores devem estar atentos aos lugares vazios e, quando um local for desocupado, realizar sua limpeza rapidamente.

Tenha um atendimento ágil

O atendimento ágil e preciso é muito importante para que o pedido, o pagamento e os demais processos sejam feitos rapidamente. Para prestar um atendimento adequado a todos os clientes, você deve ter um quadro de funcionários condizente com os serviços demandados.

Ofereça facilidades

Oferecer um cardápio dinâmico, ter um sistema de anotação dos pedidos prático e disponibilizar formas de pagamento rápidas são ações que contribuem significativamente para agilizar a rotação do restaurante.

Afinal, qual a hora de expandir a capacidade de acomodação do restaurante?

Se o restaurante estiver com todos os lugares ocupados e com muitos clientes esperando pela desocupação, mesmo com o um atendimento ágil, pode ser um forte indicativo de que está na hora de aumentar a capacidade de acomodação do ambiente.

Antes de aumentar a quantidade de mesas e cadeiras no local, certifique-se de que a área do restaurante poderá abranger esses novos assentos sem que isso prejudique a circulação das pessoas. Você deve também realizar um estudo no ambiente do seu estabelecimento, já que uma simples mudança nos locais que as mesas e cadeiras se encontram pode abrir mais espaços para aumentar a acomodação. Um profissional especializado em interiores pode auxiliar nesse processo.

Contudo, se o espaço atual do restaurante não permitir o aumento da acomodação, a solução para isso pode ser a expansão vertical do empreendimento ou a aquisição dos imóveis vizinhos para ser possível aumentar a sua área.

Conclusão

Um restaurante de sucesso deve ter tanto um bom serviço prestado quanto uma boa acomodação. Portanto, você deve aumentar a capacidade de acomodação do restaurante se for necessário, evitando extensões que podem gerar prejuízos.

Já conhecia essas dicas? Acesse também o nosso artigo sobre aprimoramento do layout de loja.

Deixe um comentário