Speed ovens e franquias: como as redes utilizam esta tecnologia

Prática • abr. 12, 2023

Os Speed Ovens e as franquias são um exemplo de uma relação de sucesso. Unindo o atendimento rápido à qualidade, estas lojas têm uma configuração enxuta, em pontos estratégicos onde espaço é crítico. Sendo assim, estes fornos se tornam a opção ideal para estes tipos de negócios que não param de crescer.

Só para ilustrar, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a BR Insights e publicado em matéria da Revista Exame , no terceiro trimestre de 2022, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões (2021) para R$ 56,256 bilhões.

Por esta razão, preparamos um texto para mostrar como estes estabelecimentos trabalham e como utilizam destas tecnologias, para ajudá-lo a fazer um benchmarking para seu empreendimento.

Leia abaixo e aproveite.

Lojas compactas e bem projetadas

Estas são menores e posicionadas em regiões de alto fluxo. Todavia, muitos desses locais não permitem instalação de equipamentos grandes, à gás ou que emitam calor, fumaça e odores. Por isso, eles utilizam fornos menores, elétricos, isolados termicamente e que dispensam coifas e exaustores como os Speed Ovens.

Desenvolvimento de Fornecedores

Em primeiro lugar, as redes de franquias trabalham incessantemente seus fornecedores. Estes criam produtos exclusivos que são previamente homologados. Em outras palavras, testados até que atinjam os padrões já nos fornos Speed Ovens escolhidos. Estes em geral, tudo congelado e finalizado nos pontos de venda conforme demanda.

Gestão de portfólio e estoque

Em segundo lugar, todos os itens oferecidos no cardápio de cada uma delas é constantemente ou periodicamente revisto e renovado. Há uma gestão de compras e distribuição para evitar perdas. Como a estocagem também é crítica, eles optam por balcões e vitrines refrigeradas ou freezer e geladeiras verticais.

Sistema pronto

Em terceiro lugar, como não produzem nada nos locais, todo o atendimento se baseia na finalização conforme demanda. Eles fazem um “descongelamento técnico”. Isto é, os produtos estocados são movidos do congelado (-18°C) para o resfriado (de 0°C a 5°C) com 12 horas de antecedência e conforme a venda, eles apenas aquecem nos fornos. Dessa forma também ganham o aumento da validade e diminuem o desperdício.

Padronização de receitas

Para garantir produtos iguais onde quer que estejam, as franquias utilizam a tecnologia dos painéis dos fornos de finalização ultrarrápida que permite a programação de receitas prévia, que já vem pronta da sede. Ou seja, o operador apenas liga, pré aquece, seleciona as receitas de produtos e higieniza o equipamento ao fim do expediente.

Gestão Remota

Uma das vantagens da tecnologia dos Speed Ovens é a plataforma IoK – Internet of Kitchen que permite criar, editar e atualizar os sistemas em tempo real via Wi-fi de todos os fornos compatíveis à distância até mesmo via um aparelho celular. Com isto, as marcas mantém receituário personalizado e algumas contam com todo apoio da Prática neste processo.

Treinamento contínuo

Parte do sucesso da relação dos Speed Ovens e franquias se dá pelos treinamentos sobre como atender e utilizar os equipamentos. Eles o fazem em horários de menor movimento e com participação engajada da coordenação e gerência de cada loja. Como a rotatividade ainda é uma realidade, são eles os multiplicadores de conhecimento. No caso dos fornos, o estabelecimento tem direito a um treinamento no local com duração de 6 horas na aquisição.

Treinamentos contínuos

Além disso, os franqueados trabalham em sistema de treinamento contínuo. Eles têm consciência de que sempre temos uma nova informação a aprender. Dessa forma, eles fazem reciclagens periódicas para fixar informações, como por exemplo higienização diária, cuidados e manutenção com equipamentos e outros procedimentos padrões. Como forma de auxiliar ainda mais a integração dos Speed Ovens e franquias, o fabricante dos equipamentos também oferece um canal para esclarecimentos de dúvidas e apoio.

Treinamentos no fabricante

Outros ponto interessante, é que as elas participam ativamente em treinamentos nas filiais e concessionárias dos fabricantes do fornos sem nenhum custo. Nestes espaços de relacionamento, com todo suporte, eles aprendem como aproveitar o melhor dos fornos e até criar receitas.

Venda ativa

Da mesma forma, elas treinam seus colaboradores também para fazer um atendimento ativo. Não ficar aguardando o cliente decidir. Oferecer opções de produtos, e novidades, ajudá-lo a escolher. É uma venda ativa. E, eles faz isto enquanto o forno está finalizando um produto, o que aumenta o ticket médio.

Foco em segurança dos alimentos

As franquias trabalham em conformidade com a Vigilância Sanitária em cada estabelecimento. Nutricionistas residentes ou contratados das próprias redes que passam nos locais. Eles fazem vistorias e auditorias, aferindo temperaturas, preparando atas e relatórios.

Conclusão

Em síntese, utilizando conceitos, métodos, processos e tecnologia, você pode adotar replicar o sucesso das franquias no seu próprio empreendimento.

Por exemplo a panificação vem adotando a esta mesma configuração com o conceito de Frente de Loja ou Ponto Quente. Também em formato compacto em locais estratégicos e uso de congelados e fornos Vitrine, elas oferecem pães e outros produtos até em quiosques de shoppings , por exemplo.

Outra alternativa, são os negócios que adotaram este sistema de atendimento para pizzas. Há fornos de finalização rápida específicos com os mesmos recursos de automação de painel e gestão remota, que também entregam por exemplo, uma pizza de 30 cm de diâmetro em menos de 3 minutos. Vale a pena conhecer.

Veja também nosso artigo sobre como utilizar a tecnologia dos Speed Ovens na venda de salgados com qualidade e agilidade. Continue a leitura.

prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
mulher escolhendo comida pronta embalada no supermercado
Por Prática 05 abr., 2024
Seja na rotisseria ou no Grab and Go, oferecer comida pronta no supermercado é venda garantida! Veja dicas de sucesso neste artigo!
Por Prática 04 abr., 2024
O design é uma disciplina que envolve a criação, planejamento e execução de soluções para resolver um problema ou atender a uma necessidade específica. Ele abrange uma ampla variedade de campos e pode ser aplicado a produtos, serviços, ambientes, comunicações e interações. Não se limitando apenas à estética visual, embora isso seja uma parte importante. Ele também considera a funcionalidade, usabilidade, ergonomia e a experiência geral do usuário. O processo geralmente envolve a pesquisa, concepção, prototipagem, testes e implementação. Ele está em diversos aspectos da vida cotidiana, desde a embalagem de produtos que compramos até a interface de aplicativos que usamos e ele pode ser também aplicado nas padarias. Confira nosso conteúdo a seguir e aprenda mais sobre o assunto. Quais os princípios do design? Equilíbrio Simétrico: Distribuição equitativa de elementos de forma semelhante de ambos os lados de um eixo central. Assimétrico: Distribuição equilibrada de elementos visuais sem depender da simetria. Contraste Criação de diferenças visuais entre elementos, como cor, tamanho, forma ou textura, para destacar ou enfatizar. Alinhamento Posicionamento cuidadoso de elementos para garantir uma disposição ordenada e organizada. Repetição Utilização de padrões repetitivos para criar consistência e coesão visual. Ênfase Destaque de elementos importantes para chamar a atenção do espectador. Proporção Relação harmônica entre diferentes partes de um design, contribuindo para uma estética equilibrada. Hierarquia Organização visual de elementos para indicar a importância ou a ordem de leitura. Espaço Gerenciamento eficaz do espaço negativo e positivo para melhorar a legibilidade e a compreensão. Simplicidade Eliminação de elementos desnecessários para criar designs claros e diretos. Coesão Relacionamento visual entre elementos para garantir que o design funcione como uma unidade integrada. O Design aplicado às padarias Ao contrário do que se pensa, estas técnicas não se reservam apenas a projetos de grandes arquitetos mas podem ser perfeitamente aplicadas a todos os negócios e tanto a sua identidade quanto Atração Visual: quando bem pensado pode atrair a atenção, tornando a padaria mais convidativa e aumentando o potencial de atração de novos clientes. Identidade Forte: uma aplicação consistente com logotipos, esquemas de cores e outros elementos que distinguem a padaria no mercado. Experiência do Cliente Aprimorada: um design cuidadoso não se limita apenas à estética, mas também à experiência geral do cliente. Facilidade de Navegação: facilita a navegação dos clientes pela padaria. Isso pode resultar em uma experiência de compra mais agradável e eficiente. Destaque de Produtos: pode ser usado para destacar produtos específicos, promovendo itens. Isso pode influenciar as decisões de compra dos clientes. Credibilidade e Profissionalismo: quando bem executado transmite uma imagem de profissionalismo e atenção aos detalhes, o que pode aumentar a credibilidade. Diferenciação no Mercado: a aplicação eficaz dos princípios pode diferenciar a padaria de seus concorrentes, ajudando-a a se destacar e conquistar uma parcela do mercado. Comunicação Eficaz: sinalizações claras e comunicação visual, facilitam a transmissão de informações, promoções e ofertas especiais. Cuidados com design na padaria Excesso de móveis Estes não devem comprometer o espaço e a circulação dos clientes, e no caso de mesas e cadeiras, devem ser suficientes para acomodá-los. Paisagismo Se há uso de plantas e jardins naturais, estes devem ter rega, limpeza e manutenção constante para permanecerem bonitos. Uso de buffets Estes não devem "roubar" espaço e não prejudicar a circulação. Precisam ser dimensionados conforme a demanda e variedade do cardápio. Mesas e cadeiras extras Havendo falta, reavalie o espaço, remova itens e outros móveis, e disponibilize local para mais destas. Afinal, o cliente é mais importante. Manutenção de fachada Faça limpeza e manutenção periódica da fachada. Iluminação, comunicação visual, contatos, tudo deve estar visível. Exposição de materiais embaixo do balcão Embora possa ser visto como economia e aproveitamento de espaço, prefira manter materiais e embalagens guardados. Iluminação O propósito desta é tornar seu ambiente e produtos visíveis. Reveja o uso desta como decoração. Ademais, ela consome energia elétrica também. Tente usar mais luz natural nos seus projetos. Fotos e imagens Todas as fotos de produtos e decorativas devem estar em bom estado e atualizadas. Dê preferência às de seus próprios produtos. Freezers e geladeiras Devem estar posicionados estrategicamente aos produtos relacionados e ser suficientes para os produtos desejados. Itens e elementos decorativos Devem estar de acordo com o estilo do estabelecimento e não em excesso, desviando a atenção de seus produtos. Os sazonais devem ser removidos assim que passarem as datas comemorativas. Conveniência Concentre-se em itens que vendem juntamente com seus produtos e atendam à demanda dos clientes. Pisos Fique atento ao tipo, limpeza diária e conservação. Sempre que houver danos, programe a manutenção ou troca. Vitrines Estas precisam ser suficientes para variedade de produtos e repostas continuamente. Vitrine vazia não vende. Foco no produto O foco é a venda do que é produzido na padaria. Evite produtos e serviços que não complementem ou não vendam seus produtos. Frente de loja Um conceito que tem auxiliado as padarias, confeitarias e outros empreendimentos do ramo de alimentação é o uso de fornos vitrine na área de vendas. O objetivo desses equipamentos é assar produtos em menor quantidade, mas constantemente e com variedade. Dessa forma, seus clientes verão que há produtos frescos saindo a todo momento, e o aroma de pão é irresistível. Além disso, muitas pessoas desconhecem a fabricação do pão e, mesmo para aqueles que já conhecem, é muito atrativo, e sua padaria certamente chamará a atenção. Outro ponto positivo é que ao assar produtos em menores quantidades, eles se mantêm frescos e ocorre menor desperdício por itens que são assados além do necessário. Sobram, perdem a qualidade gradativamente e, depois, devem ser descartados. Conclusão Em síntese, ao considerarmos a importância do design nas padarias, compreendemos que a estética e a funcionalidade desempenham papéis cruciais na atração e fidelização de clientes. Desde a disposição dos produtos até a escolha de equipamentos como fornos vitrine, o design influencia diretamente na experiência do consumidor. A harmonia visual aliada à praticidade operacional não apenas agrega valor à padaria, mas também cria uma atmosfera convidativa. A implementação cuidadosa do design não só destaca a frescura e a variedade dos produtos, como também reduz desperdícios, promovendo a sustentabilidade no processo. Assim, ao reconhecermos a relevância do design, as padarias não apenas aprimoram seu apelo estético, mas também otimizam operações, conquistando clientes e assegurando um espaço distintivo no mercado gastronômico. E agora que tal aplicar os mesmos conceitos com na exposição de produtos? Clique aqui e veja nosso conteúdo sobre o vitrinismo. 
homem de braços cruzados com terno e gravata
Por Prática 03 abr., 2024
Conversamos com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria – SINDPAN do Pará, André Carvalho sobre a panificação no estado. Confira!
camarões grelhados
Por Prática 02 abr., 2024
O camarão é um ingrediente de sucesso para infinitas receitas! Conheça e explore mais este fruto do mar com o nosso artigo de hoje.
homem com máquina vácuo ao fundo
Por Prática 01 abr., 2024
A tecnologia do vácuo veio para auxiliar na segurança e facilitar o armazenamento e transporte. Saiba mais com Andrius Péres da Sulpack.
tomates seco em conserva e tomates frescos
Por Prática 29 mar., 2024
O tomate seco é utilizado na culinária para adicionar sabor e textura aos pratos. Aprenda como prepará-los no seu forno combinado.
MAIS POSTS
Share by: