Tendências da gastronomia 2022

Prática • fev. 16, 2022

O ramo gastronômico é permeado por novidades. Todos os anos, novas ideias são difundidas ao redor no mundo e no Brasil, trazendo o aprimoramento do conhecimento culinário por meio de novas tecnologias e conceitos.

Quer ficar por dentro das principais tendências da gastronomia 2022, se destacar no mercado e conquistar mais clientes? Então confira este post que elaboramos especialmente para você. Boa leitura!

Tendências da gastronomia 2022

Com certeza você quer começar o ano de 2022 da melhor forma possível. 

Você verá a seguir muitas possibilidades para implementar no seu restaurante, mas um planejamento é imprescindível e isso inclui a análise da realidade do seu negócio e como ele pode adquirir mais resultados.

Nesse viés, comece desde já a pesquisar sobre a tendência que você deseja investir e conte com o apoio de uma equipe capacitada, por exemplo, na preparação dos alimentos ou em estratégias de marketing para divulgação.

Sustentabilidade e zero desperdício

O desperdício de comida ainda é muito comum no Brasil. Segundo dados do Programa Mundial de Alimentos (WFP) , em 2020, estima-se que o Brasil jogou fora 41 mil toneladas de alimentos por dia, o que é um número muito elevado.

Como alternativa para esse problema, muitos restaurantes adotam os conceitos de sustentabilidade e zero desperdício, o que quer dizer que os alimentos são aproveitados ao máximo, inclusive pelo consumidor, que pode pagar uma taxa extra pela comida que ele deixa no prato.

Outras formas sustentáveis são:

  • Utilizar os resíduos orgânicos para fazer adubo;
  • Fazer uma horta para consumo do próprio restaurante;
  • Comprar produtos de fornecedores locais;
  • Ter embalagens/utensílios recicláveis ou reutilizáveis;
  • Aproveitar os alimentos por completo, por exemplo, utilizando tanto os legumes ainda com casca quanto folhas que normalmente são descartadas, como as do brócolis.

Alimentação saudável, anti-inflamatória e orgânica

A busca por uma alimentação saudável, sobretudo com produtos orgânicos, está em crescimento. O público também deseja consumir alimentos anti-inflamatórios, como açafrão, e que aumentam a imunidade. 

Alimentos in natura , plant based (com base em vegetais), probióticos (como kombucha), fermentados (como chucrute e picles) estão ganhando o paladar dos consumidores e são tendências da gastronomia 2022.

Portanto, tenha em mente ingredientes alternativos para as massas e formulações gordurosas, refinadas e ultraprocessadas, bem como sal, açúcar e óleo. Ademais, procure entender o que o público deseja sem abrir mão de uma comida saborosa e bem-feita.

Vegetarianismo e veganismo

Muitos grupos têm em comum a ausência de carne na alimentação, mas é importante saber a diferença entre eles justamente para ter opções de comidas para todos: 

  • veganos: não consomem nada de origem animal (incluindo em outras áreas fora da gastronomia, já que o veganismo é um estilo de vida);
  • vegetarianos: não consomem nada de origem animal com relação à alimentação;
  • ovolactovegetarianos: consomem ovos, leite e derivados;
  • lactovegetarianos: consomem leite e derivados;
  • ovovegetarianos: consomem ovos e derivados.

Vale destacar que as proteínas presentes em grãos e vegetais são bastante ricas e podem substituir as proteínas animais de forma eficiente.

Além disso, vale a pena contar com cardápios funcionais e ricos em nutrientes, para atender o público que busca a gastronomia funcional. Na hora de planejar os pratos, é importante contar com o auxilio de um profissional de nutrição.

Reducitarianismo

Para manter uma vida mais equilibrada, muitas pessoas reduzem o consumo de produtos de origem animal, o que inclui os derivados.

Esse estilo alimentar busca uma alimentação mais consciente com relação ao meio ambiente, aos animais e à própria saúde.

Um bom exemplo para implementar a ideia é instituir a “ segunda sem carne “, uma campanha presente em mais de 40 países que propõe a conscientização sobre os impactos do consumo excessivo de produtos de origem animal para o planeta e a saúde humano.

O movimento busca trazer mais equilíbrio para o consumo e vem alcançando bons números. Só em 2019 foram 67 milhões de refeições sem carne oferecidas em órgãos públicos e empresas apoiadoras.

Flexitarianismo

O conceito de flexitarianismo surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, mas só veio ganhar força no Brasil recentemente.

Diferentemente dos vegetarianos, que não consomem carne, os flexitarianos buscam reduzir o consumo de carne, mas sem retirá-la completamente da alimentação. Assim, inclua mais vegetais, leguminosas, grãos, oleaginosas e hortaliças no cardápio.

Comfort Food

Quem não gosta de uma comida com “gostinho de casa”, não é mesmo? A comida afetiva conhecida como comfort food tem o objetivo de unir alimentação saborosa com nostalgia, remetendo às memórias, como lembranças da infância, um passeio na roça ou o aconchego do lar.

Esse conceito envolve a culinária regional, comida caseira feita em fogão à lenha, dentre outras possibilidades.

O ambiente pode ser decorado com mobílias de madeira, toalha xadrez sob a mesa, flores e outros utensílios que transmitem bem-estar. Conheça melhor o comfort food no post que preparamos sobre o assunto.

Estabelecimentos pet friendly

Um estabelecimento pet friendly é aquele em que você pode levar o seu amigo pet.

Atualmente, há uma grande procura por restaurantes e lanchonetes que aceitam pets, o que é uma chance de o tutor passear sem ficar preocupado com o animalzinho em casa ou preso na porta do estabelecimento.

O ambiente deve ser apropriado para essa condição e não oferecer riscos tanto para os consumidores quanto para seus pets, além de deixar claro aos clientes quais são as normas higiênico-sanitárias e comportamentais. Afinal, um pet agitado pode causar contratempos.

Take away e delivery

Nos restaurantes take away (para levar), a pessoa vai até o restaurante, paga e leva a comida para comer em outro lugar. Já no delivery , o cliente pede a refeição pelo aplicativo ou ligação e recebe em casa, o que envolve o processo de entrega.

Essas duas tendências cresceram muito no período da pandemia e se tornaram uma ótima alternativa de lucro para os restaurantes. Praticidade, agilidade e conforto também são benefícios garantidos por essas soluções.

Para implementá-las, é importante utilizar a tecnologia e, mesmo assim, ter um atendimento humanizado e bem treinado para que o cliente fique satisfeito.

Ambientes instagramáveis

Os restaurantes temáticos e com ambientes pensados especialmente para fotos e vídeos são outra tendência que vem ganhando força. O termo “Instagramável” vem da rede social Instagram e faz parte de uma estratégia de marketing espontâneo.

A ideia é criar espaços decorados que chamem a atenção dos visitantes, estimulando-os a postar a experiência nas redes e alcançando, assim, novos públicos.

Outras tendências

Além das listadas, outras tendências são esperadas para o ano de 2022 no ramo alimentício:

Conclusão

Certamente você deseja proporcionar aos clientes uma boa experiência gastronômica. Portanto, invista em uma ou mais tendências da gastronomia 2022 para fazer o seu negócio crescer, mas sempre planejando-se bem, definindo metas e procurando alternativas para otimizar tempo e recursos.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: