Modelo de comanda: você sabe qual é o melhor modelo?

Prática • mar. 20, 2020

Independente do modelo de comanda, tanto bares e restaurantes quanto padarias e pequenos mercados precisam de um sistema de gestão de consumo dos clientes. Isso evita inconvenientes e gera praticidade. Para atender essa demanda, existem diversos modelos de comanda.

Na hora de escolher a para o seu negócio, é preciso considerar fatores como o custo de aquisição do sistema, o fluxo de consumidores, a quantidade de colaboradores disponíveis, entre outros.

Neste conteúdo, saiba mais sobre quais critérios levar em consideração na hora de escolher o melhor modelo de comanda para o seu negócio. Continue a leitura e confira informações importantes sobre o assunto!

Quais são os tipos mais comuns de modelo de comanda?

Basicamente, há dois tipos de comandas para restaurantes e padarias: a moderna comanda eletrônica e a de papel. Nas duas categorias, o cliente recebe um objeto no qual seus pedidos ou suas compras serão anotados. Seja um pedaço de papel ou uma tag eletrônica, será entregue no caixa para que o pagamento seja realizado.

Ambas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens e é sobre isso que falamos neste tópico.

Comanda de papel (impressa e em branco)

É o modelo mais tradicionalmente utilizado em padarias, restaurantes e até pequenos mercados. Dentro dessa modalidade, existe a comanda impressa e a em branco.

Estabelecimentos com uma variedade de produtos menor costumam utilizar as comandas impressas, pois elas facilitam o trabalho dos funcionários e agilizam o atendimento.

A desvantagem dos modelos de papel é que os processos manuais podem gerar demora e há mais possibilidades do documento ser extraviado — o que pode gerar atritos entre a empresa e o consumidor.

Comanda eletrônica

Com os avanços tecnológicos, empresas com perspectiva de futuro e ligadas às mudanças no comportamento do consumidor contam com os benefícios da comanda eletrônica.

De forma simplificada, trata-se de uma tag ou um cartão com numeração ou código de barras impresso. As mercadorias ou os pedidos dos clientes são anotados no sistema. Esse código gera muito mais agilidade, segurança e praticidade.

A desvantagem desse modelo de comanda é que o custo para sua implementação é maior do que o papel. Em outras palavras, se trata de um investimento.

Comanda pré-paga

Esse sistema é mais aderido por bares do que por restaurantes. Basicamente, quando o consumidor chega ao local, adquire uma comanda com determinado valor já pago. À medida que faz os pedidos no estabelecimento, os valores são descontados na comanda.

A maior desvantagem dessa modalidade é que se o cliente perder a comanda e ela for encontrada por outra pessoa que a utilize para fazer compras, a situação pode se tornar desagradável.

Como escolher o melhor modelo de comanda para o seu negócio?

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de cada modelo de comanda, confira os principais pontos a serem considerados no processo de tomada de decisão.

Praticidade

Da mesma maneira que uma comanda de papel está sujeita a problemas para que o pedido seja anotado —, se o sistema da ferramenta não for implementado corretamente, a comanda eletrônica pode também não alcançar os objetivos esperados.

A demora para que o pedido do cliente chegue muitas vezes está diretamente ligada à dificuldade do funcionário de manusear o dispositivo. Dessa forma, o que deveria ser um item prático se torna um fator impeditivo para a equipe.

A solução é fazer treinamentos constantes, simulações e testes com seus colaboradores para garantir que saibam lidar com a ferramenta.

Segurança

A falta de segurança é um ponto importante a ser considerado nos tipos de comanda. Assim como o papel pode ser fraudado, se não existirem políticas claras sobre como o estabelecimento gerencia a anotação dos pedidos, o dispositivo eletrônico é suscetível a problemas no equipamento e a perda das informações.

Por exemplo, se ocorresse uma pane no sistema ou a falta de eletricidade temporária e todos os dados das comandas dos clientes se perdessem. Sem dúvidas sua lucratividade estaria comprometida.

Para evitar esse cenário, certifique-se de trabalhar com opções que armazenam as informações na nuvem, garantindo que os dados não se percam mesmo em situações atípicas.

Fluxo de clientes

Dependendo do porte da sua empresa, o fluxo de clientes pode não ser grande o suficiente para que os investimentos em um sistema de comanda eletrônica compensem.

Por mais que a comanda de papel seja simples, se não há necessidade de realizar um controle tão estruturado, vale a pena manter a tradicionalidade e  reduzir custos.

Disponibilidade de funcionários

Se a sua empresa conta com uma equipe de funcionários mais enxuta, a comanda eletrônica pode ser uma ótima solução para agilizar.

Outro motivo para considerar a opção eletrônica, com base na quantidade de colaboradores do negócio, é que, se há um time muito grande para atender a um fluxo de clientes alto, as anotações no sistema se tornam mais organizadas — o que evita o risco de acontecerem problemas de comunicação com a cozinha do estabelecimento.

Custo-benefício do modelo de comanda

Por fim, faça uma análise sobre o quanto você pode investir em uma solução para registrar as mercadorias ou os pedidos dos clientes e veja se há uma boa relação custo-benefício para realizar essa mudança.

A maioria dos pontos observados deixa claro que o modelo de comanda eletrônica é um investimento para organizações que desejam se destacar no mercado. Como qualquer iniciativa de melhoria, ela tem seus custos iniciais — que devem ser colocados na balança, tendo a situação financeira da empresa como principal parâmetro.

Na hora de escolher o melhor modelo de comanda para o seu estabelecimento, é preciso ter em mente a praticidade que a solução vai gerar para o negócio, assim como os custos que esse tipo de investimento pode acarretar. Se o estabelecimento estiver em uma situação financeira favorável, não hesite em modernizar os processos.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: