20 tópicos e passos importantes para uma gestão lucrativa

Prática • mar. 11, 2024

No atual cenário empresarial dinâmico, com destaque para o setor alimentício, a gestão eficiente tornou-se uma peça fundamental para o êxito e a sustentabilidade dos negócios.

 

Nesse contexto, abordamos práticas essenciais, como o controle de custos, a conscientização sobre desperdícios, a implementação de processos eficientes, a formação de equipes multidisciplinares e a importância de uma governança transparente.

 

Acompanhe nosso conteúdo a seguir, repleto de insights valiosos para aprimorar a gestão do seu empreendimento.


Portfólio de produtos adequado com base no cliente


No setor de foodservice, muitos empreendimentos enfrentam desafios relacionados ao mix de itens e à precificação que não atendem ao perfil de seus clientes reais e às suas expectativas. Isso muitas vezes resulta em vendas aquém do esperado. Conhecer o entorno, entender o mercado em que você atua e observar o que seu cliente compra, bem como suas preferências, são práticas essenciais.


Gestão criteriosa de compras


A aquisição de insumos deve seguir um estudo extenso de mercado. Se houver variações muito altas nos preços de alguns itens, considere a substituição destes por similares, a alteração do portfólio, a reavaliação e a prospecção de novos fornecedores com preços mais competitivos. Mantenha diálogo constante com seus profissionais a respeito dessas decisões.


Controle de estoques


No setor de foodservice, esse aspecto merece atenção redobrada, uma vez que boa parte dos produtos possui prazo de validade e pode se deteriorar. O controle seguindo o princípio "primeiro que entra, primeiro que sai", a evitar compras em excesso e o monitoramento das condições de armazenamento de itens sensíveis, especialmente da farinha, são práticas fundamentais para manter um suprimento confiável.


Monitoramento de Custos


Tanto os custos diretos quanto os indiretos, os visíveis e os "invisíveis", e até mesmo o próprio tempo, representam despesas. O desperdício de qualquer um desses elementos "corrói" o orçamento do empreendimento, prejudicando sua rentabilidade e sustentabilidade futura. Reflita sobre isso e mantenha-se atento.


Conscientização dos Desperdícios


O desperdício começa com coisas simples, como água, papel higiênico e farinha que cai no chão; todo cuidado é pouco. Realize um trabalho de conscientização com sua equipe sobre esse aspecto. Economizar não significa que a empresa não está bem, mas sim que está contribuindo para manter-se saudável.


Processos Eficientes


Eficiência consiste em realizar a mesma tarefa com a menor quantidade de recursos possível, ou seja, fazer mais com menos. Aqui, destacamos o controle dos processos. Sempre existem formas de aprimorar qualquer operação por meio de novos métodos, abordagens ou tecnologias. Mantenha-se sempre atento a novidades.


Equipes Multidisciplinares


Equipes enxutas, multidisciplinares e comprometidas geram resultados superiores em comparação com apenas um número "x" de colaboradores. Essas também devem estar bem-posicionadas e receber uma remuneração adequada. Ações básicas de gestão de pessoas com foco em treinamento e alinhamento de valores devem ser temas contínuos de atenção para manter a equipe em boa sintonia.


Uma dica é estabelecer a rotina com um rodízio planejado de tarefas, de modo que todos executem diversas funções de maneira eficiente. Dessa forma, em caso de eventualidades, não se sofrerá com a perda dos padrões de qualidade.


Tecnologia de Insumos


No passado, o padeiro tinha à disposição apenas o "trigo". No entanto, o desenvolvimento trouxe grandes avanços para o ramo de ingredientes, proporcionando maior rendimento, auxiliando na padronização, qualidade e shelf-life. Existem muitas opções disponíveis. Informe-se a respeito e conte com o apoio de marcas e indústrias parceiras comprometidas com o seu sucesso.


Equipamentos


A automação é uma grande aliada. Ela proporciona velocidade, produtividade, versatilidade, padronização e qualidade aos seus produtos. Vale a pena conhecer as alternativas em tecnologias de equipamentos que realizem múltiplas funções de forma rápida e que, inclusive, facilitem o dia a dia do colaborador, melhorando sua qualidade de vida.


Múltiplos Canais e Foco em Vendas


O objetivo de todo empreendimento é vender e lucrar. No entanto, as vendas precisam fluir por todos os canais possíveis para manter um fluxo de caixa contínuo e saudável para o negócio. Uma loja aberta e sem vendas representa um problema sério. Portanto, busque sempre novas formas de comercializar seus produtos.


Mantenha as Contas em Dia


Fornecedores, impostos, funcionários e demais compromissos devem ser prioridade. A expansão e investimentos diversos devem ficar em segundo plano ou ser considerados em outros momentos, quando o empreendimento estiver em dia com suas obrigações. Conte com o apoio de um contador e uma equipe financeira de confiança.


Cuidados com Empréstimos e Investimentos


Esses são justificáveis apenas mediante um estudo robusto e comprovação de que trarão, de fato, retorno financeiro. As altas taxas de juros são verdadeiras vilãs na tomada de crédito. Portanto, busque investir conforme sua capacidade e em itens que realmente proporcionarão maior produtividade, redução de custos e automação para o negócio.


"Multinegócios" Exigem "Multigestão"


Gerenciar um negócio já é difícil; agora, imagine lidar com vários de diferentes tipos, e no mesmo lugar. Para atuar em diferentes frentes, é necessário contar com uma equipe maior, com gestão incisiva em cada uma delas, que mantenha controle sobre custos, promova ações de vendas, e otimize a produção e o atendimento.


Cautela com Reformas


Ampliações e reformas devem estar focadas em atender a um maior influxo de clientes e demanda, além de abordar questões sanitárias exigidas pela legislação. Reformar por reformar não faz sentido. Pense sempre em ter mais espaço para vender mais ou produzir mais, lembrando que cada metro quadrado atualmente possui custo elevado.


Gestão de Riscos


Ninguém é capaz de prever exatamente o que acontecerá com a economia ou o mercado. Por isso, como medida de segurança, todo empreendimento precisa ter um fundo para atender casos de imprevistos. Reserve todos os meses uma parte do faturamento para criá-lo e mantê-lo. Isso servirá para atender em casos de urgências e imprevistos.


Governança


Esta envolve transparência, responsabilidade (exigindo decisões éticas e consideração dos impactos), equidade, prestação de contas (com responsabilização por resultados e conformidade) e orientação por objetivos (alinhando atividades com metas estratégicas). Esses elementos formam a base para decisões eficazes, desenvolvimento sustentável e confiança.


Monitoramento de Mercado


Nenhum negócio existe isolado do que acontece no mundo. Mudanças no quadro socioeconômico, político e especialmente no comportamento do consumidor precisam estar na pauta diária. Conforme a necessidade, medidas preventivas devem ser tomadas para proteger seu empreendimento de flutuações e impactos negativos.


Plano de Sucessão Bem Definido


A sucessão consiste em ter pessoas pré-definidas e preparadas para assumir as funções da gestão em caso de eventos inesperados. Isso pode ocorrer mesmo no dia a dia, como por ausências por motivos de doença, compromissos etc. Essas pessoas precisam ter pleno conhecimento de toda a operação e capacidade para tomar decisões corretamente.


Gestão de Marcas


Ter uma ou várias marcas próprias também é um canal para entrada e estabelecimento no mercado. No entanto, elas têm custos e precisam ser monitoradas de perto quanto ao seu desempenho. São, de fato, uma fonte de lucro? Se não, podem ser vendidas? Dê foco ao seu empreendimento, no que você faz bem e no que é rentável e lucrativo.


Crescimento Assistido


A expansão da produção e das vendas deve ser acompanhada também por uma redução dos custos, modernização e automatização do processo. Não adianta crescer e vender muito com gastos na mesma proporção. As margens de contribuição e lucro devem aumentar com novos investimentos acompanhados pela eficiência.


Conte com Consultores Especializados


Há profissionais e empresas específicos em todos os ramos cujo trabalho consiste justamente em educar os empreendedores, evitando problemas e mitigando crises. Seja na área financeira, gestão, operação, recursos humanos, desenvolvimento de produtos. Busque ajuda e orientação qualificada sempre!


Gostou destas dicas? Clique aqui e confira também nosso artigo sobre a produtividade e porque é tão necessário se investir nela.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: