Gerir qualquer empreendimento demanda tempo, esforço e dedicação. Em uma padaria, são tantas as áreas que precisam de zelo por parte do proprietário que se torna frequente a falta de atenção a detalhes que não são considerados urgentes. Assim, os cuidados com os equipamentos de panificação podem ser deixados de lado, tendo a sua vida útil reduzida.
O mau uso desses recursos normalmente resulta no desgaste mais rápido do maquinário, na redução da produtividade e no alto custo de manutenção. Por isso, é importante criar rotinas que permitam a melhor alocação dos bens de capital da padaria. Se você quer aprender a otimizar o desempenho dos seus equipamentos, continue a leitura e confira as nossas recomendações!
Qualquer atividade comercial necessita de reparos em seus aparelhos para que tudo funcione no mesmo ritmo de quando foi adquirido. A manutenção, além de aumentar a vida útil desses itens, permite que os colaboradores trabalhem com mais segurança e conforto.
A padaria necessita de constantes revisões, pois o uso dos equipamentos no dia a dia é intenso. Além disso, é importante haver cuidados para que o cotidiano não seja prejudicado com a ausência de alguma ferramenta.
Com a falta de preservação, podem surgir problemas relacionados ao mau uso da matéria-prima e ao desperdício de recursos — seja por conta de pausas na produção ocasionadas por defeitos, seja pelo desempenho baixo do implemento, fruto de um funcionamento ineficiente.
A boa notícia é que a manutenção dessas ferramentas é simples e envolve poucas etapas, como: manter os equipamentos em bom estado, garantir a preservação da capacidade ideal de carga e fazer a limpeza correta de cada um deles.
Outro ponto sério em relação à administração dos maquinários se refere à forma como eles conseguem manter os alimentos com uma boa qualidade, conservando as suas características por um bom tempo, e em boas condições de consumo. Afinal, as empresas que trabalham com comida têm uma responsabilidade ética com os seus consumidores de entregar produtos de qualidade e com segurança para serem ingeridos.
A ideia de utilizar estratégias preventivas na manutenção se dá pela adoção de medidas para impedir a deterioração e não para corrigir problemas já existentes. Com isso, ocorrem melhorias no desempenho do maquinário, um menor custo com reparos e a continuidade da capacidade produtiva. Veja quais as principais ações que podem ser adotadas em sua padaria.
Acima de tudo, a dica mais importante para a manutenção de instrumentos de panificação é criar uma rotina de limpeza periódica para as máquinas. Deixar partículas de farinha, restos de massa e óleos provenientes do preparo no utensílio também pode causar um acúmulo que prejudica o funcionamento adequado e diminui a sua durabilidade.
É importante que os aparelhos sejam higienizados após cada turno e que se institua uma rotina de limpeza detalhada semanal ou mensal. Quando se trata do asseio em si, alguns instrumentos precisam apenas de água, e outros, também de detergente neutro. Certifique-se de seguir as orientações do fabricante.
Não é indicado usar produtos domésticos de limpeza até ter certeza de que eles podem ser aplicados sem gerar prejuízos ou desgastes ao equipamento. Vale lembrar que a garantia desses acessórios, muitas vezes, é condicional, supondo que as instruções de manutenção não sejam seguidas rigorosamente.
Isso inclui a limpeza adequada. Caso seja provado que os problemas foram causados por erros em sua utilização, você pode perder a cobertura.
Durante os procedimentos de limpeza profunda do maquinário, é possível realizar uma inspeção criteriosa quanto às suas condições. Ao verificar qualquer sinal de desgaste é importante comunicar à empresa de manutenção e efetuar o reparo imediatamente.
Os movimentos referentes às amassadeiras, aos cilindros e às modeladoras de massa normalmente exigem um grande esforço do equipamento, portanto, devem receber atenção redobrada durante o uso, para qualquer sinal de parada. Isso vai evitar a paralisação inesperada da produção e o custo com a compra de novos equipamentos.
Outro ponto importante se refere ao sistema de exaustão dos fornos, que necessita de condições adequadas para evitar o superaquecimento do local.
A checagem periódica pode ser um bom investimento quando é realizada por uma empresa que é autoridade no ramo e que tem amplo entendimento dos equipamentos presentes em sua padaria. Verifique com especialistas qual o prazo adequado para a checagem de seus aparelhos. Conforme a complexidade de cada um, o fluxo de produção e as horas de trabalho, a rotina de manutenção também será diferente.
Com um planejamento adequado à sua capacidade de produção e à sua agenda, é possível ter visitas mais espaçadas de manutenção preventiva, fazendo com que o equipamento não pare nem por algum defeito, nem para que seja efetuada a manutenção.
Se, por outro lado, você tem uma padaria que atende a dezenas de famílias e trabalha em vários turnos, o desgaste natural das peças e componentes exige uma checagem mais constante para preservar a capacidade de produção e a integridade das máquinas.
O cuidado de ler o manual de instruções dos equipamentos não é comum, contudo, pode representar uma economia de alguns milhares de reais para a sua padaria.
Muitos maquinários têm formas de uso e dinâmicas de trabalho específicas que, caso não sejam seguidas, podem contribuir para o desgaste precoce e para a redução de sua vida útil.
Com o intuito de mitigar problemas dessa natureza, é possível investir no treinamento da equipe de trabalho que vai manusear os aparelhos e adquirir as máquinas de empresas que oferecem recursos de acompanhamento, consultoria e manutenção.
Com isso, você assegura todas as condições para melhorar o desempenho das ferramentas adquiridas e evita problemas, como acidentes de trabalho, pausas indevidas na produção, perda da garantia e desperdício de recursos.
Para quem planeja abrir uma padaria no curto prazo, alguns itens são essenciais para executar as atividades operacionais do negócio. Ativos, como amassadeiras, fornos , cilindros e ultracongeladores , são indispensáveis para a produção de uma cartela inicial de produção.
Todavia esses recursos podem ser complementados, ao longo do tempo, com outros aparelhos e utensílios para acompanhar a expansão do negócio. O mais importante é buscar recursos de qualidade e com uma vida útil bem longa. Dessa forma, você não perderá tempo com problemas nos equipamentos e estará concentrado no desempenho de sua produção.
Em suma, na hora da aquisição de máquinas e de equipamentos, opte por uma empresa referência, que forneça acompanhamento e manutenção e seja parceira. Assim, ao seguir as nossas orientações, você aproveitará melhor os seus equipamentos de panificação e alcançará ainda mais resultados, elevando a durabilidade de seus itens e otimizando a sua produção.
Por fim, veja os equipamentos básicos para uma padaria e também mais sobre os fornos lastro e turbo. Continue a leitura.
O post Equipamentos de panificação: dicas e cuidados apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT