Glossário da panificação: descubra o significado de 14 termos

Prática • dez. 02, 2020

Preparamos um glossário da panificação básico para você entender este ramo que envolve muitas etapas, como a criação das receitas, a escolha dos melhores ingredientes, as técnicas usadas, os tipos de fermentação, o tempo de forneio ideal para cada pão, dentre muitas outras.

Neste artigo, você vai conhecer o significado de alguns termos e expressões usados no universo dos pães artesanais com o nosso glossário da panificação . Tem interesse nesse assunto? Então continue a leitura e confira!

1. Fermentação natural

É o processo de usar o fermento natural , chamado também de levain , massa lêveda ou massa azeda, para a fabricação de pães. Receitas feitas com essa técnica levam mais tempo para ficarem prontas, têm aspecto rústico, casquinha bem crocante, miolo com alvéolos bem irregulares e um sabor característico.

2. Boleamento

Como o próprio nome sugere, é o processo de deixar a massa em formato de bola. Isso ajuda a fazer com que ela se despregue com mais facilidade da superfície, além de ficar lisa e homogênea. Essa etapa também facilita bastante na hora da moldagem.

Nas produções profissionais, por razões de produtividade e padronização, este processo é feito em uma divisora boleadora que facilita o trabalho diário.

3. Autólise

A autólise foi criada no ano de 1974, por Calvel, um cientista francês especializado em pães. Desde então, tem sido muito incorporada na panificação. Trata-se do ato de misturar apenas a farinha com a água, antes de sovar, e deixar descansar por cerca de 15 minutos até duas horas. Esse processo aumenta a capacidade de extensão da massa e ajuda no desenvolvimento do glúten.

O objetivo da autólise é influenciar a estrutura da massa. Por isso, a principal diferença percebida será no seu manuseio, pois receitas feitas com essa técnica ficam bem mais fáceis de serem modeladas. É muito utilizado na produção de pães de fermentação natural.

4. Cestos de fermentação: brotform

O cesto de fermentação é onde se coloca a massa do pão para descansar e crescer após a modelagem. A função desse utensílio é manter o seu formato e hidratá-la.

Ele é importante, pois, quando se abre mão do cesto de fermentação — que também pode ser chamado de brotform — a massa modelada pode se espalhar pela bancada quando ocorrer a segunda fermentação.

Além disso, esse auxilia na retirada da umidade em excesso da massa, por meio das leves aberturas que existem entre suas ripas, o que confere, inclusive, uma bela textura listrada ao pão.

5. Descanso de massa

É o tempo que se dá para que a massa cresça e o glúten fique mais consistente. Esse descanso faz com que ela fique menos elástica, o que ajuda na hora de modelar alguns tipos de pães.

6. “Pestana” ou “orelha”

É o nome que se dá àquela parte mais saliente da superfície do pão. A pestana se forma em virtude do corte que é feito em cima da massa, ainda crua, e que cresce dentro do forno depois.

Uma curiosidade interessante é que um pão de qualidade tem sempre uma orelha mais destacada e suficientemente firme para que se consiga segurá-lo apenas pela pestana.

7. Alvéolo

É o mesmo que cavidade. Na panificação, trata-se daquelas bolhas de gás formadas no miolo do pão, que têm uma textura um pouco esponjosa. O processo de fermentação natural e a hidratação correta da massa ajudam na formação de grandes alvéolos, que são o orgulho de todo profissional que trabalha com pães artesanais.

8. Multiplicação do levain

Consiste no ato de colocar água e farinha no levain (fermento natural) em determinadas proporções, seguindo tempos sequenciais, para aumentar a quantidade de fermento quando for utilizá-lo.

9. Divisão

É o ato de transformar a massa em unidades menores. O processo pode ser feito de maneira manual ou automática, por meio de um equipamento específico. É importante que, após a divisão, as porções fiquem com tamanhos uniformes, para que tudo seja aproveitado da melhor forma e a apresentação final do produto fique bonita.

Nos ambientes profissionais, sejam padarias de todos os portes, esta operação é feita com divisoras manuais ou volumétricas. Já e nas produções maiores, utilizando um grupo automático que faz tanto a divisão quanto a modelagem.

10. Ponto de véu

O ponto de véu é alcançado quando se faz o trabalho de sova e desenvolvimento correto do glúten. É nesse ponto que a massa consegue reter o gás carbônico de modo mais satisfatório.

Para saber quando a massa atinge o ponto de véu, basta esticá-la um pouco com os dedos, até ficar bem fina e quase transparente, mas sem arrebentar. O pão de qualidade precisa atingir esse ponto.

Este ponto é mais facilmente alcançando em amassadeiras espirais que garantem uma boa hidratação da massa e formação ideal da rede de glúten.

11. Dobra da massa

A dobra ocorre durante o processo de fermentação principal da massa. Consiste no ato de esticá-la e, literalmente, dobrá-la. O objetivo é dar força a ela e deixá-la na temperatura uniforme.

Ao esticá-la, trabalha-se ainda mais o glúten. Além disso, durante uma grande produção de pão , a massa aquece mais depressa por fora do que por dentro, por isso, a dobra ajuda a redistribuir o calor, garantindo uma fermentação homogênea e uma qualidade superior aos pães.

12. Controle de fermentação

Trata-se de um conhecido bactericida e, por esse motivo, pode controlar a fermentação da massa, tendo em vista que o fermento é feito a partir de fungos e sofre alteração quando entra em contato com o sal.

Por isso, é preciso evitar o contato direto do ingrediente com o fermento da massa quando utilizar mais de 2,5% em relação à farinha de trigo, em virtude do risco de mudar de forma negativa a fermentação.

13. Refrescar o fermento

É o ato de retirar o fermento natural da geladeira, colocar farinha e água e esperar por pelo menos quatro horas em temperatura ambiente. Esse processo deve ser feito sempre que for usá-lo em alguma receita ou somente para mantê-lo alimentado mesmo (uma vez por semana, no mínimo).

14. Água mole e água dura

A expressão faz referência à quantidade de sais presentes na água, principalmente o cálcio e o magnésio. Para os pães artesanais , o recomendado é que a água tenha uma dureza média de 50 a 100 ppm (partes por milhão).

Viu só como existem termos específicos do mundo dos pães que fazem todo sentido ao serem explicados? O nosso glossário da panificação ajudou a entender essas expressões, mas ainda há muitas outras.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: