Loja de Bolos: como montar uma?

Prática • jan. 02, 2023

A confeitaria é um dos segmentos mais resilientes e promissores do mercado alimentício. Por isso, abrir uma loja de bolos pode ser uma boa oportunidade de empreendedorismo. Apesar disso, é comum sentir medo e insegurança antes de dar o primeiro passo.

É importante saber, contudo, que esse tipo de investimento pode trazer resultados gratificantes, se for feito da forma correta. Pensando em ajudar você, fizemos este material com algumas dicas sobre como montar uma loja de bolos, continue acompanhando.

Dicas para montar uma loja de bolos

A ideia aqui é dar a você algumas orientações sobre como montar uma loja de bolos. Afinal, não é simplesmente abrir um ponto comercial e pronto. Quem dera se fosse fácil assim, não é mesmo?

Veja abaixo alguns detalhes importantes para abrir a sua loja:

1. Estude o mercado que você vai atuar

O investimento no ramo de alimentação é algo que cresceu bastante nos últimos anos. Isso acontece porque as pessoas não têm tanto tempo para cozinhar em casa, por isso, preferem comprar algo pronto. 

Na hora de receber alguém em casa, muitas vezes, preparar um bolo para os convidados é algo fora de cogitação. A praticidade de investir em alimentos de qualidade fala mais alto. Sendo assim, se você quer montar a sua loja de bolos, precisa ficar atento à concorrência, já que padarias e outras casas especializadas oferecem o mesmo produto que você!

Entretanto, por mais que haja locais, como padarias e supermercados, que vendem bolos, o cliente tem mudado o seu conceito. Atualmente, eles estão preferindo comprar esse produto em lojas especializadas. 

2. Providencie equipamentos e estrutura

Pensou no projeto da sua loja? Ela será apenas para a venda de bolos ou terá um espaço para que as pessoas consumam no local? É importante você pensar nisso para saber como vai montar a sua loja de bolos. Com isso definido, fica mais fácil pensar nos equipamentos que serão usados, bem como nos utensílios.

Lembre-se de providenciar itens como computador, impressora de cupom fiscal, máquina de cartão, balcão de atendimento, mesas e cadeiras, se você for receber as pessoas para um café no local, itens de escritório e armários com muitas prateleiras. Na parte da cozinha, é preciso adquirir muitas formas de todos os tipos, formatos e tamanhos ou um modelo padronizado para todos os bolos.

Batedeiras

Quando falamos em loja de bolos, este é um dos investimentos primários. É comum se começar um empreendimento com modelos de capacidade menor, por exemplo, 5 litros. No entanto, com o aumento da demanda, a produtividade fica comprometida.  Por esta razão vale a pena já se pensar nos modelos de 18 e até 36 litros dependendo do tamanho da loja e localização.

Fornos

Podendo ser os de convecção ou turbo que permitem mais assadeiras dentro da mesma câmara em vários níveis ou fornos lastro de câmaras sobrepostas, os fornos são o coração da loja de bolos.

Para escolher o melhor modelo fique atento a algumas características:

  • Compactos: economizando o máximo de espaço, já que nestes empreendimentos este fator é crítico.
  • Maior produtividade: verifique quantas assadeiras consegue colocar por operação e opte sempre por uma capacidade acima da demanda projetada;
  • Bom isolamento térmico: é bom pensar que os equipamentos ficaram ligados durante todo expediente evitando aquecer o ambiente em excesso. Todavia algum sistema de coifas e exaustores para os fornos é indispensável na área de produção.
  • Duráveis em aço inox: embora seja material de maior valor, o aço inox garante tanto durabilidade quanto facilidade de higienização.
  • Controle: opte por fornos com controle de temperatura e painel digitais que garantem uma precisão.
  • Programação e recursos: hoje alguns fornos podem armazenar 100 receitas via USB, em que cada uma tenha até 5 passos, incluindo o pré-aquecimento, além de conter funções de controle de umidade e convecção off, essenciais para os passos nas receitas de confeitaria.

Dica final:

Não existe somente um tipo de forno. Escolha o que melhor atender os padrões de qualidade do seu empreendimento. Por isto, é importante fazer testes. Privilegie fabricantes que contam com espaços parceiros, centros técnicos, filiais e concessionárias onde você pode conhecer os diferentes modelos de equipamento de perto e se possível fazer testes.

Por fim, chamamos a atenção também para os Fornos Vitrine que podem trazer todo diferencial para sua loja. O forno vitrine é ideal para dar visibilidade ao produto. Com ele, as receitas podem ser programadas e padronizadas, com simplicidade.

3. Verifique a documentação e localização

Qualquer negócio exige que a sua documentação esteja de acordo com a lei. Para uma loja de bolos não é diferente. Por se tratar de um local de manipulação e venda de alimentos, os cuidados são maiores. Portanto, atente-se a eles e busque a liberação da Vigilância Sanitária para ter o local funcionando.

Quanto a localização, uma loja de bolos para atendimento diário ao público precisa de um bom ponto comercial. Procure um local de grande circulação de pessoas, dessa forma, você pode investir em uma vitrine chamativa e vai ter sempre clientes para consumir o seu produto. 

4. Divulgue o seu negócio 

Depois de tudo pronto e a equipe montada, é hora de divulgar o seu negócio. Como não é algo somente digital, pense em ações de marketing para o virtual, mas também para o físico. Por exemplo, monte seu site, redes sociais e WhatsApp profissional. É importante que o número do WhatsApp seja somente comercial.

Pense também em panfletos de divulgação. Assim, as pessoas da região saberão que inaugurará uma loja de bolos, em breve, naquele local. Se puder, faça uma bonita inauguração. 

Mãos à obra

Entendeu tudo sobre como montar uma loja de bolos? A atenção aos detalhes é essencial nessa hora.

Não falamos detalhadamente, mas é importante pensar em uma equipe. Afinal, ninguém consegue realizar nada com perfeição se faz tudo sozinho. Tenha pessoas para ajudar você no atendimento ao público, marketing, contabilidade e na cozinha.

Investir em um diferencial nesse momento é essencial para conquistar o paladar e o carinho do seu público. Afinal, a concorrência nessa área é bastante acirrada, então, pense em algo que diferencie a sua loja e os seus produtos.

Mais do que ter um excelente atendimento e produtos saborosos, pense em oferecer uma experiência memorável para o seu cliente. Ter uma tarde saborosa, em um lugar agradável e com um clima aconchegante é algo que muitos procuram, especialmente para fugir da turbulenta rotina.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: