Menu degustação: já ouviu falar?

Prática • jul. 14, 2021

Quer conquistar novos clientes, mas não sabe por onde começar? Hoje em dia, usar o menu degustação talvez seja a melhor saída. Muito utilizado em restaurantes sofisticados, esse recurso serve para que o estabelecimento consiga mostrar ao público o que há de melhor em seu cardápio.

Ao adquiri-lo, o consumidor consegue experimentar diversos pratos em uma só refeição — todos em porções modestas. Além disso, a opção é excelente para quem deseja promover experiências diferenciadas e, com isso, encantar a clientela.

No entanto, antes de abraçar a ideia, é necessário tomar algumas precauções e saber o que deve ou não ser implantado nessa nova ação. Hoje, queremos apresentar melhor essa tendência. Você vai descobrir em detalhes o que é o menu degustação, seus benefícios e como colocá-lo em prática com eficiência!

As entradas devem estar na frente

Para iniciar o seu menu degustação, certamente, as opções de entrada não podem ficar de fora. Até porque esse prato é o responsável por causar a primeira boa impressão ao consumidor. Portanto, capriche!

O ideal é que as suas receitas apresentem aos clientes alguns dos principais sabores de seu restaurante, mas de modo delicado e sutil. Esse cuidado é essencial para não comprometer o apetite e atrapalhar a prova dos demais pratos.

Aqui, podemos dizer que existem várias alternativas interessantes para serem servidas. Obviamente, tudo dependerá das características e da proposta gastronômica do seu negócio. De modo geral, podemos destacar as seguintes:

  • tábua de frios;
  • carpaccios;
  • saladas;
  • sopas;
  • cogumelos grelhados e recheados;
  • bruschettas;
  • legumes ao molho de ervas.

Siga para o prato principal

Após pensar nas entradas, o seu menu degustação deverá contar com excelentes alternativas de prato principal. Afinal, eles são as grandes estrelas do seu cardápio!

Nesse momento, é válido pensar em receitas mais refinadas, com combinações diferentes, boa apresentação e, claro, jamais esquecer de utilizar ingredientes de altíssima qualidade.

Normalmente, os chefs escolhem para essa categoria pratos compostos por frutos do mar, carnes nobres, aves ou massas artesanais, devidamente acompanhados com molhos marcantes.

Lembre-se: diferentemente dos outros modelos de cardápio, aqui é necessário que as porções não sejam servidas com exagero. No entanto, isso não significa que o prato deva ser apresentado com uma quantidade ínfima de comida. Use seu bom senso.

O ideal é prezar pelo equilíbrio para garantir que o consumidor fique plenamente satisfeito e, ao mesmo tempo, consiga provar todos os sabores que você tem a oferecer.

Nessa etapa, a recomendação é não “pesar” no uso dos carboidratos, especialmente, em se tratando das receitas com grande porcentagem de trigo. Isso porque tal ingrediente é responsável por saciar seu cliente com mais rapidez, impedindo que ele consiga explorar os itens restantes do seu menu.

Vá além

Está com dificuldades para escolher as melhores receitas? Também é possível criar um menu com temática regional, proporcionando uma experiência única, completa e com elementos que apenas a culinária de uma região específica pode oferecer. Um verdadeiro tour gastronômico dentro do seu estabelecimento!

Não se esqueça da sobremesa

É claro que a sobremesa não pode ficar fora dessa experiência. Da mesma maneira que acontece com as entradas, os doces oferecidos devem causar uma excelente impressão, fechando a degustação em grande estilo.

Em muitos estabelecimentos, o cardápio das sobremesas é bem diversificado, contando com gelatos, pratos quentes e outros que mesclam variadas texturas.

Se for possível, uma boa recomendação é criar uma releitura de alguma sobremesa tradicional, garantindo que o seu “toque de chef” seja inesquecível.

Entre as opções mais afeitas às mudanças, listamos as seguintes:

  • pavê;
  • sorvete;
  • crème brûlée;
  • bomba;
  • cheesecake;
  • pudim.

Alguns especialistas preferem investir em preparos mais leves e delicados, permitindo que o cliente deixe o restaurante com uma incrível sensação de bem-estar.

Outra possibilidade é criar alternativas conforme as estações do ano: no verão, versões refrescantes; no inverno, massas e cremes quentes, capazes de envolver. O segredo é colocar a criatividade para trabalhar!

Ofereça um cardápio virtual

Como é de se esperar, o menu degustação também precisa ser apresentado ao público por meio de um belo cardápio. Nesse material, é imprescindível adicionar o nome de cada prato, a sua devida descrição, além de boas — e fiéis — imagens ilustrativas.

Hoje em dia, e para se colocar à frente da concorrência, os estabelecimentos mais modernos estão apostando no uso do menu digital. Isso significa que o conteúdo estará disponível na internet, com link de acesso em suas redes sociais, site institucional e no WhatsApp.

Tal recurso também pode ser aproveitado em ações de e-mail marketing, com a intenção de aumentar a fidelização e aprimorar o relacionamento com o consumidor.

Um pouco de informação nunca é demais

Na criação do material, você pode deixar a imaginação falar mais alto. É possível, por exemplo, incluir informações divertidas, que contem a história de seu negócio. Ou então, é válido incluir curiosidades sobre o modo de preparo dos pratos principais e a forma como os melhores ingredientes são selecionados. Quanto mais exclusividade for transmitida, melhor!

As vantagens do menu degustação para clientes e empresários

Não é por acaso que o menu degustação vem sendo usado como uma excelente estratégia para atrair o público.

Ao abraçar essa tendência, clientes e empresários conseguem aproveitar diferentes pontos positivos. Contamos a você quais são eles.

Para proprietários de restaurantes

  • será possível oferecer, com regularidade, novas alternativas de pratos, com base nas mudanças sazonais, sem a necessidade de realizar a reestruturação de todo o cardápio;
  • é uma opção simples para apresentar as suas melhores receitas e ingredientes, que não podem ser provados de uma só vez quando o cliente opta pelo modelo à la carte;
  • a solução é ideal para estimular o retorno constante do cliente, já que ele sempre estará na expectativa de degustar novas versões do seu menu;
  • o chef conseguirá mostrar o seu talento e suas criações com mais facilidade.

Para o público

  • em uma só visita, o consumidor conseguirá conhecer os pratos de destaque de um restaurante ;
  • muitas vezes, a opção é mais econômica em comparação ao modelo à la carte;
  • é uma experiência diferenciada, excelente para quem deseja um programa inusitado e prazeroso.

Bônus

Ainda dentro dessa categoria, existe a possibilidade de investir na degustação online — basta disponibilizar o seu menu degustação em aplicativos de delivery e demais plataformas utilizadas para fazer entregas ao público.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: