Quando se imagina um brunch , logo se pensa em um ambiente relaxado e tranquilo, com o intuito de compartilhar com família e amigos. Proporcionar toda essa experiência aos clientes pode resultar em um projeto de investimento altamente rentável e atrativo.
Para compor uma experiência digna de filme aos clientes, você deve pensar em elementos além da refeição e criar uma estrutura adequada com iluminação, música, decoração característica e um serviço de atendimento eficiente. A soma desses itens produz um evento exclusivo e permite elevar o faturamento.
Se você quer levar essa inovação para o seu negócio, continue a leitura e conheça todos os passos necessários para fazer um brunch.
O brunch tem origem britânica e representa um café da manhã ( breakfast ) tardio que acaba se estendendo para o almoço ( lunch ) e, ao juntá-los, formam uma única refeição, servida entre o final da manhã e o início da tarde.
Por conta dessa mistura entre as duas refeições , os itens disponíveis incluem alguns elementos de cada uma delas, incluindo desde pães até saladas mais leves e massas. No Brasil, essa prática se popularizou principalmente em celebrações como: mini wedding, batizados ou qualquer outro tipo de evento de pequeno porte.
O brunch tem características próprias que transformam uma refeição em um evento. Uma das grandes vantagens de trabalhar com esse mercado é a ampla gama de itens que podem ser oferecidos, o que permite atrair mais clientes do que o seu negócio conseguiria, oferecendo unicamente a possibilidade de almoço ou café da manhã.
Com a intenção de assegurar que o evento seja um sucesso, alguns pontos são fundamentais para que o empreendedor conheça os detalhes dessa atividade e atenda seus clientes com o máximo de qualidade.
Por isto, listamos alguns passos importantes para garantir que seu brunch vai ser bem-recebido pelo público.
Primeiramente, estabelecer em qual ambiente é a primeira etapa de todo planejamento que vem a seguir, por ser um evento diurno, ele combina com ambientes mais abertos e com bastante luz natural. A escolha também pode considerar a demanda que esse local comporta, a capacidade de compor uma decoração mais adequada e a forma como os clientes vão ser atendidos, seja por uma produção de refeições no local ou apenas distribuindo alimentos que já foram preparados previamente.
O horário também tem de ser apropriado à proposta do brunch. O início deve ocorrer por volta das 10h ou 11h e finalizar entre 15h ou 16h. Esse intervalo é adequado para uma refeição completa com bastante tempo livre para conversas e confraternizações, que são características dessa modalidade.
Em segundo lugar, a regra para a criação de um brunch de sucesso é a fartura: afinal de contas, essa refeição deve substituir outras duas. Outro ponto importante é a capacidade de combinar itens do café da manhã com alternativas de almoço.
A organização tradicional sugere que sejam servidas as entradas, o primeiro prato, a refeição principal e a sobremesa. As entradas podem incluir pães , frios, geleias, frutas e canapés. No primeiro prato ,mais elaborados, por exemplo, croissants, waffles e ovos mexidos, enquanto a bebida pode ser inserida itens alcoólicos e drinks tradicionais.
No prato principal, a estrela da refeição, é possível inserir alimentos mais quentes, como quiches, tortas salgadas e frittatas , todos acompanhados de alguma salada fresca, enfim, boas opções. Já o fechamento do evento pode ser feito com sobremesas como tortas, mousses, salada de fruta e um último café para acompanhar.
Além da refeição, que é o atrativo central do brunch, outros aspectos compõem a construção de uma experiência descontraída e relaxante que esse tipo de evento sugere. Por isso, escolha uma decoração suave, condizente com as características do evento, mas que aponte o carinho e atenção com o qual o projeto foi desenvolvido.
Itens como flores da época, guardanapos coloridos, toalhas de mesa clara e louça delicada, compõem um visual jovem e alegre que está alinhado com o objetivo do brunch. Um cuidado importante se refere ao espaço de circulação entre as mesas e a sua disposição no salão. O local deve ser fluido e permitir que as pessoas circulem e os garçons sirvam com tranquilidade.
Agora que você já conhece os principais aspectos que podem levar a criação de um brunch de sucesso, confira o nosso checklist para definir todos os passos do seu evento.
A criação de um brunch pode atrair novos consumidores para o seu restaurante ou lanchonete. Como esse é um evento diferente e inovador, ele chama a atenção de várias pessoas que, mais tarde, podem se tornar clientes recorrentes do seu negócio.
Em suma, além de otimizar as fontes de renda, uma refeição como essa pode ser um canal para captação de clientes. Por conta disso, é indispensável saber como fazer um brunch delicioso e criar uma experiência única aos consumidores.
Por fim, se você pretende trazer inovações para o seu projeto, confira o que é uma rotisseria e conheça essa oportunidade de negócio !
O post Como fazer um Brunch de sucesso em 4 passos apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT