Rosana Morais fala sobre o mercado de food service

Prática • jun. 19, 2023

 Conversamos com Rosana Morais, consultora estratégica na área de food service para entender um pouco mais sobre o mercado. Confira nossa entrevista na íntegra:

Prática: Você começou em uma rede de hotéis. Como a cozinha dos hotéis é uma referência para as operações profissionais de excelência?

Rosana Morais : Eu atuei na rede Marriott e no hotel Miramar no Rio de Janeiro , um hotel cinco estrelas. O serviço nesses hotéis compreende grande abrangência, porque além do atendimento ao hóspede, possui ainda eventos e restaurantes que recebem público externo. 

Dividir equipes por setor de atendimento, investir em treinamento rotineiro, ter padrão de cardápios bem definido e fazer um planejamento detalhado são fundamentais. 

Atualmente, contamos com planejamento informatizado e ainda com a grande versatilidade de equipamentos modernos, proporcionando a essas redes trabalharem no sistema sous vide , o que melhora muito a produtividade e garante qualidade, padrão e rapidez em todo serviço.

Prática: Na sua visão, o que é diferencial em serviço de food service, seja no restaurante ou no room service para o ramo hoteleiro?

Rosana Morais : Eu considero fundamental a agilidade na entrega, um cardápio com opções que possam atender a diversos paladares (hoje temos muitas pessoas veganas e em alguns cardápios, não há opção) e finalmente a apresentação.

Prática: Você tem uma longa experiência em cozinha industrial. Como é a realidade dessas operações e quais dicas você daria para os empresários do ramo da alimentação?  

Rosana Morais : O primeiro passo é ter o desenho de uma cozinha de formatação de equipamentos, que podemos chamar de inteligente. A disposição dos equipamentos em módulos mais compactos ajuda muito na produtividade. 

O colaborador precisa ter uma linha de produção eficiente, de forma a ganhar tempo com menos caminhada pelas áreas. Considero esse o primeiro ponto importante, um projeto inicial bem realizado. Não tendo como mudar o projeto, procure investir em equipamentos mais versáteis e produtivos, substituindo os mais obsoletos. 

Outras dicas são: ter um planejamento de cardápio padrão realizado com bastante antecedência, respeitando a sazonalidade e trabalhar a logística de compras com o prazo mínimo de 60 dias para entrega posterior, pois isso garante volume e preço.

Prática: Nutricionista só faz cardápio e monitora boas práticas? Qual a importância para os profissionais conhecerem mais o alimento e seus processos a fundo? 

Rosana Morais :A nutricionista tem uma atuação bem abrangente. Hoje temos até mesmo os programas que já permitem agilizar o trabalho por já ter cardápios no sistema e algumas empresas de alimentação já possuem o setor de planejamento que cuida de atualizar o sistema. 

Desta forma, a nutricionista precisa apenas acessar o sistema e escolher previamente os cardápios, isso já gera pedido de compras automático. 

Com essa facilidade sobra tempo útil para a profissional ser a grande gestora de sua equipe, treinar pessoas constantemente , monitorar qualidade, acompanhar produção e relacionar-se com seus clientes. O relacionamento é fundamental para uma boa prestação de serviços.

Prática: Grandes marcas e padronização de produto e processos. O que elas podem ensinar aos pequenos empreendedores do food service?

Rosana Morais : A padronização de produtos e processos é essencial para a eficiência. Nós temos ainda um turnover bem significativo nas grandes cidades na área de alimentação, em torno de 5,2% ao mês, isto significa trocar a equipe em mais de 50% ao ano.

Ter todos os processos descritos e manuais por área é fundamental, inclusive é exigência para a obtenção de ISO. O treinamento precisa ser constante, agora temos também a facilidade on-line.

Prática: Como conciliar sonho e plano de negócios? Empreendimentos mágicos existem ou é muito planejamento e trabalho?

Rosana Morais : Todo empreendimento precisa ser fruto de muito planejamento, estudo, trabalho e expertise no negócio. Analisar a concorrência também é fundamental, podemos estabelecer boas bases, observando como funciona na prática negócios semelhantes, elencando os pontos de melhoria e fortalezas.

Prática: O que você acha do forno combinado nos empreendimentos de alimentação? É um bom investimento?

Rosana Morais :O forno combinado é um excelente investimento, eu comprei meu primeiro forno combinado em 1989. Os primeiros 22 fornos chegaram para a Auto Latina em 1988 e eu comprei na sequência para a Souza Cruz.

As vantagens são inúmeras: aumento de produtividade, ganho de qualidade, melhor planejamento, autonomia de trabalho pela programação, apresentação final do produto e redução drástica do número de acidentes na equipe. A operação do forno combinado é muito mais segura.

Prática: Você atuou com grandes marcas e redes de atendimento rápido. O que você pensa sobre os fornos de finalização ultrarrápida, os Speed Ovens? 

Rosana Morais : Eu não trabalhei ainda com os speed ovens , mas conheço sua eficiência. São fundamentais onde se necessita de agilidade e muita produtividade com qualidade de produto. Participei de uma degustação de pizza e a massa estava perfeita, crocante e o recheio derretido no ponto certo.

Prática: Segmentação de público e preço. Você acha que muitos empreendedores pecam com a “gourmetização” e perdem um grande potencial de vendas?

Rosana Morais : Eu acredito que a gourmetização tem seu público. Hoje temos pessoas muito mais exigentes em paladar e apresentação de pratos, e que não se importam em pagar por isto. A internet e a própria TV com seus concursos de chefs popularizaram um público mais gourmet e exigente.

Prática: O que é mais importante na seleção em food service: pessoas para preencher a vaga ou pessoas apaixonadas pelo ramo?

Rosana Morais : Para atuar em food service , você precisa ter paixão pela área. Lidamos com emoção o tempo todo, já foi provado que restaurante é termômetro de emoções e temos a missão de proporcionar uma experiência gratificante. 

Todos percebem que se o humor não está bom, o paladar fica amargo e isso já influencia no gosto da refeição. Fazer as preparações também com bom humor e alegria traz muito mais resultado no produto final. Eu acredito que energia é tudo!!

Consultora Rosana Morais
Consultora Rosana Morais prestigiando novidades e soluções em nosso estande Prática, nesta Feira Fispal 2023 – 15/06

Sobre Rosana Morais

Rosana atuou nas redes Marriott, Souza Cruz, Lojas Americanas, restaurantes La Mole e Outback. Além disso, foi gerente regional na Sodexo por 20 anos e gerente regional na GR por 2 anos. Também lecionou por 3 anos como professora na UERJ. 

Responsável por toda área de food service do 1º Open de Tênis no Brasil (2001) e recepção de 300 executivos da GE nas Olímpiadas em 2016 com eventos diversos.

Redes sociais:

Sobre a RM Consultoria

A RM Consultoria exerce a função de consultoria estratégica de negócios em food service e facilities, podendo atuar em vários segmentos, como projetos, treinamentos, retail e cozinha industrial nas áreas de empresas, saúde, educação e facilities em suas diversas modalidades.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: