Alimentação emocional: conheça e saiba como serví-la

Prática • jun. 07, 2021

Neste artigo, vamos falar sobre e alimentação emocional, cozinha tecnoemocional e como estas podem ser estratégias para agradar e conquistar clientes.

O setor de alimentação é um dos mais promissores do mercado, devido à sua importância e incrível variedade. Por isso, aqueles que empreendem no ramo devem inovar e incorporar as novas tecnologias e abordagens de vendas.

Continue a leitura e veja, em mais detalhes, como as emoções de seus consumidores diante de seu produto, podem ajudar em seu negócio.

O que é cozinha tecnoemocional?

A cozinha tecnoemocional é aquela que envolve sentimentos. Em outras palavras, ela considera, as sensações que determinado prato causa nos clientes.

Essas percepções não estão associadas somente ao sabor e ao paladar — mas a outros aspectos, como a forma como esse prato é servido ao cliente e a maneira como ele é apresentado.

O alimento é a principal “estrela”, o foco de um espetáculo gastronômico. Recentemente, a cozinha molecular em suas formas se colocaram como alternativas para impressionar a clientela. Seja com a esferificação (transformação do alimento em bolinhas) ou a desconstrução (mudanças na textura e na aparência do alimento).

A cozinha molecular consiste na alteração dos ingredientes e sua aparência, baseada no uso de processos químicos e físicos na gastronomia, visando inovar e surpreender quem vai experimentar as iguarias.

A cozinha tecnoemocional por sua vez, é a “cozinha do show”, mas não pode ser confundida com a gastronomia molecular, nem mesmo com a Nouvelle Cuisine, como veremos mais adiante.

A diferença entre alimentação emocional e comfort food

Enquanto a alimentação emocional está relacionada à tecnologia aplicada na cozinha e às emoções resultantes, o comfort food (“comida que traz conforto”) se relaciona com as sensações afetivas que o alimento causa sobre o consumidor.

Nesse caso, ganha destaque as evocações que ele sugere, associadas ao conforto, ao aconchego do lar, à infância, à comida da mamãe e à culinária estrangeira, entre outras coisas.

Quais elementos trazem o aspecto emocional para os pratos?

Na verdade, não existem elementos da gastronomia brasileira que confirmem uma cozinha tecnoemocional de natureza puramente nacional. O que existe é a possibilidade de trabalhar a montagem de pratos típicos de modo que eles provoquem as reações esperadas.

Qualquer prato da culinária brasileira pode ser aproveitado. Vale, por exemplo, alterar a apresentação de um prato tradicional e/ou regional a fim de cativar os clientes. Devemos montá-los de forma que sejam apreciados pelos clientes, de modo que despertem sensações agradáveis e marcantes.

Quais aspectos aproximam a cozinha tecnoemocional da Nouvelle Cuisine?

As origens da cozinha tecnoemocional estão ligadas, de certa forma, à Nouvelle Cuisine — ou Nova Cozinha —, movimento iniciado na França por alguns chefs de cozinha, como Paul Bocuse, na década de 70.

Essa relação decorre do fato de que a Nouvelle Cuisine dava grande valor à estética. Por isso, os primeiros chefs de cozinha dessa tendência são considerados os precursores da alimentação emocional.

A cozinha tecnoemocional segue a mesma linha, mas faz uso de uma tecnologia mais desenvolvida, que não existia naquele tempo. Em poucas palavras, podemos dizer que a cozinha tecnoemocional é a evolução da Nouvelle Cuisine.

É interessante observar que esses conceitos não se restringem a restaurantes de altíssimo padrão, mas podem ser aplicados a qualquer empreendimento alimentício.

Quais são os equipamentos indispensáveis para a cozinha tecnoemocional?

Nesse sentido, a tecnologia pode ser um diferencial. Os pratos são bem elaborados e de qualidade. Isto se consegue com ajuda de equipamentos como o forno combinado que realizam múltiplas funções, como:

  • cocção homogênea (inclusive o cozimento em banho maria);
  • cozimento a vácuo (método sous-vide, sem uso do fogo);
  • regeneração de alimentos prontos ou semiprontos;
  • funções de outros aparelhos.

Um exemplo é a forma como alguns desses estabelecimentos servem a picanha. Ela é servida sobre o rechaud, um equipamento de cozinha (geralmente de metal) que funciona como um fogareiro. Assim, é o próprio cliente quem define o ponto em que deseja comer a carne, podendo virá-la sobre a chapa, cortá-la ou deixar um pedaço assar mais que o outro.

Usando a tecnologia de forno combinado, essa mesma picanha estaria pré-cozida no método sous-vide (cocção lenta dos produtos em baixa temperatura, submersos em água e embalada a vácuo); e seria somente “executada” na frente do cliente, promovendo o espetáculo característico da cozinha tecnoemocional.

Fazendo uso do ultracongelador, é possível ter muitos pratos e pré-preparos prontos. Basta regenerá-los e montá-los, priorizando sempre a apresentação diante do cliente, o grande diferencial dessa cozinha. O processo de regeneração garante perda zero em relação ao alimento.

A cozinha tecnoemocional deve ser mais cara que a tradicional?

Não existe uma regra rígida a esse respeito. A montagem de um prato, por exemplo, pode exigir o trabalho de um número maior de funcionários, pode levar mais tempo e ser mais trabalhosa.

Há um grande valor agregado, mas não se deve encarecer demais o valor do prato, pois seria decepcionante para o cliente ter que pagar uma conta muito alta devido ao espetáculo oferecido.

Dependendo do restaurante, o empreendedor pode mesmo investir em tecnologias mais avançadas que, provavelmente, surpreenderão o cliente na hora da apresentação e agregarão valor ao produto servido.

Conclusão

Alimentação emocional é um conceito inovador , mas que ainda não está consolidado no setor gastronômico brasileiro. Pouco a pouco, gestores e consumidores vão se acostumar a ele, e os empreendedores mais proativos já começarão a aplicá-lo em seus negócios.

Gostou de nossa abordagem sobre cozinha tecnoemocional? Considera que seja um assunto relevante para seu negócio? Então, aproveite e divulgue esse post nas redes sociais. Outros empreendedores do ramo de alimentação e muitos consumidores ficarão mais esclarecidos!

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: