Atendimento online: veja 6 dicas para o foodservice

Atendimento online: veja 6 dicas para o foodservice

atendimento online

Atendimento online: veja 6 dicas para o foodservice

A tecnologia chegou para mudar toda a forma como as pessoas se comunicam. Para as empresas, isso representa recursos adicionais que podem ser usados na construção do relacionamento com o cliente. O atendimento online, por exemplo, é um dos mais importantes canais no processo de fidelização dos consumidores e na consolidação do negócio no mercado.

Isso é ainda mais importante no ramo alimentício, pois o contato constante com o público é uma das principais características do setor. Com o intuito de aproveitar ao máximo os recursos dessa forma de comunicação, algumas estratégias podem ser adotadas por sua empresa.

Se você precisa melhorar os resultados e ampliar seus meios de atendimento, continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que investir em atendimento online?

Normalmente, as empresas que atuam no ramo alimentício apresentam uma dinâmica mais intensa de relacionamento com o cliente. Em muitos casos, elas se comunicam várias vezes por semana para acertar a compra e o envio de refeições.

Esse contato frequente pode ser simplificado — tanto para a empresa quanto para o consumidor — com a adoção de meios de comunicação digital. Os mais comuns são aplicativos que a maioria das pessoas já tem instalado no celular, como o Instagram ou o WhatsApp. Contudo, algumas empresas preferem usar um aplicativo ou site próprio.

Os benefícios desse canal vão além da praticidade que o recurso proporciona, pois simplifica novas compras, oferece um meio de contato para o envio de promoções e ainda permite criar uma base de dados da sua audiência. Isso representa um aumento significativo no volume de vendas e nos resultados em geral.

Quais as melhores estratégias de atendimento online?

Com o aumento do número de empresas no setor alimentício, a concorrência tornou-se ainda mais intensa, demandando dedicação das empresas que pretendem manter um público fiel à sua marca.

Para garantir seu espaço no mercado e continuar crescendo, confira como aproveitar ao máximo o recurso de comunicação online ao falar com os consumidores!

1. Conheça o seu cliente

O primeiro passo para realizar um atendimento personalizado e de qualidade é conhecer as principais características do seu público. Isso contribui para ajustar o seu diálogo, a forma como vai se comunicar e os principais meios de comunicação que devem ser adotados.

Caso sua demanda venha de um jovem, por exemplo, você pode apostar em uma comunicação mais informal, utilizando gifs e figurinhas próprias de sua empresa, de forma a criar uma relação próxima e amigável.

A criação de propagandas e campanhas de divulgação online também devem ser desenvolvidas conforme essa orientação, focando as dores e necessidades das pessoas e oferecendo soluções simples às suas questões.

2. Invista nos canais certos

Para que o atendimento online seja bem-sucedido, é importante encontrar os canais corretos para falar com seu público. Normalmente, as empresas utilizam as redes sociais e os aplicativos, pois eles reduzem as barreiras de acesso ao cliente e simplificam o primeiro contato.

Já para os empreendimentos consolidados e com um público engajado, é possível optar por meios exclusivos de contato. Aplicativos próprios e sites apresentam algumas vantagens como a possibilidade de obter mais informações do cliente, a personalização com a identidade visual da marca e maneiras menos invasivas de oferecer promoções.

Na hora de escolher os canais, pense em quais deles o seu público fará menos esforço para utilizar. Empresas que deixam muitas barreiras de contato frequentemente perdem vendas, por isso, disponibilize o máximo de meios possíveis para que a audiência entre em contato com apenas um clique.

3. Responda com rapidez e cordialidade

Um bom atendimento é humanizado e atencioso, independentemente do recurso de contato. Quando um cliente utiliza os canais online, normalmente está em busca de praticidade e eficiência. Entretanto, vale lembrar que o aplicativo apenas entrega a solicitação ou o pedido. Depois disso, cabe à sua equipe assegurar a agilidade que o canal promete ao consumidor.

Para agilizar o atendimento, deixe uma mensagem pré-programada que responda as dúvidas do cliente e contenha as informações principais, como o horário de atendimento e as ofertas da semana. Tal cuidado facilita o trabalho do responsável pelo atendimento e otimiza a realização do pedido.

4. Forneça todas as informações

Para que o consumidor seja bem atendido, ele precisa de todas as informações na hora de fazer sua escolha. Sendo assim, conte com os cardápios digitais para informá-lo sobre as possibilidades de compra, os preços e os ingredientes de cada prato.

Também deixe claro qual é o tempo máximo para o preparo e a entrega da refeição. Vale destacar a importância de informar ao cliente um prazo um pouco maior do que normalmente se leva para efetuar a entrega, pois se houver algum imprevisto, você terá tempo para concluir o serviço no horário combinado.

5. Aposte em chatbots

O chatbot é um recurso utilizado para tirar as principais dúvidas dos consumidores e encaminhar todo processo de venda. Para os negócios que já contam com um número considerável de pedidos por canais online, ele é indispensável.

Além de garantir a eficiência do atendimento, ele esclarece as questões de pessoas que ainda não decidiram pela compra e encaminha os que já estão qualificados para fazer o pedido. Também é possível personalizar o chatbot para que seu tom e sua linguagem sejam alinhados com a estratégia da empresa, tornando a experiência do consumidor ainda melhor.

6. Otimize sua produtividade com tecnologia

Quando sua empresa realiza um atendimento de qualidade, o primeiro passo para conquistar o cliente já foi dado. Entretanto, esse processo só se torna completo quando o consumidor recebe seu pedido do jeitinho que ele espera e no horário combinado.

Logo, para valorizar todo o trabalho de atendimento, é indispensável contar com uma produção equipada com a tecnologia necessária para efetivar o pedido com rapidez e qualidade.

Para isso, vale investir em equipamentos e processos como fornos combinados, ultracongeladores e fornos micro-ondas profissionais de alta velocidade. Assim, você atenderá melhor o influxo de pedidos provenientes do sistema online.

Como avaliar os resultados desse tipo de atendimento?

Algumas medidas são importantes para verificar se o atendimento online está atuando como um recurso eficiente. Verifique itens como o tempo médio de espera, percentual de clientes provenientes dos canais digitais e ticket médio desse meio.

Com base nessas informações, você poderá orientar suas campanhas e seus investimentos para atrair mais pessoas para tais meios de pedido. Mas não se esqueça da importância de realizar treinamentos para a equipe a fim de reduzir o tempo de atendimento.

Um atendimento online de qualidade gera satisfação nos consumidores e, consequentemente, promove mais engajamento com a marca. Como líder de sua empresa, cabe a você definir a trajetória de mudanças e melhorias no atendimento do seu negócio. Portanto, mãos à obra.

Achou o artigo relevante? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos também fiquem a par das nossas dicas!

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!