Decoração para padarias: entenda a importância para o seu negócio

Mesmo que seu cliente não possa ficar muito tempo em sua loja, estando só de passagem, com pressa e por necessidade, a decoração para padarias é um assunto importante sim. O que, para muitos empreendedores, pode parecer algo banal ou supérfluo, para quem frequenta um estabelecimento pode fazer a diferença. Afinal, seu concorrente pode estar ganhando mais por ter uma loja mais bonita e atrativa.

Neste artigo, vamos falar sobre o impacto da decoração na hora de encantar clientes em sua padaria. Você vai conferir uma série de dicas para criar um local perfeito para agradar os consumidores e fortalecer a sua empresa no mercado. Continue a leitura e confira!

Por que a decoração para padarias é importante?

Um espaço bonito pode ser um diferencial sobre seus concorrentes. Isso não pode ser ignorado como parte da estratégia para seu negócio. Muitos investidores tendem a cometer dois erros: o de não levarem em conta a aparência do empreendimento ou o de gastarem valores exorbitantes com luxos desnecessários, prejudicando o caixa.

A forma como a exposição de produtos e a disposição dos móveis é feita no interior da loja pode ajudar na condução dos clientes à compra de mais itens ou mesmo ser um incentivo para fazer um lanche no estabelecimento. As padarias que acertam nesse quesito estão sempre um passo à frente das demais. 

7 dicas para investir no estilo do seu negócio

A decoração para padarias é fundamental para potencializar o sucesso, mas é importante seguir alguns cuidados para que ela seja realmente eficiente. Confira a seguir as dicas que trouxemos.

1. Tenha uma identidade bem definida

O plano de marketing é o ponto de partida para ter uma identidade visual bem definida. Nele, deve ser incluído o manual da marca, que especifica cores a serem utilizadas, tipografia e tipos de materiais que condizem com o estilo escolhido. Seguindo essas orientações, evita-se o risco de o estabelecimento parecer “bagunçado”.

Outro ponto de atenção é com a mensagem que se pretende passar. Ela deve ser condizente com as características do seu público, para atrair as pessoas, em vez de afugentá-las. Por exemplo, se os seus produtos têm um valor mais acessível, não adianta montar uma decoração luxuosa, pois isso passará a ideia de que a padaria pratica preços mais altos.

2. Planeje a decoração antes de implementá-la

Antes de pensar na decoração, avalie o espaço. Confira todas as metragens e onde serão colocados os equipamentos e mobiliário, para garantir que não falte lugar para alguns itens. Planeje o ambiente a longo prazo e evite implementar alterações a todo momento, pois elas podem ser caras e desperdiçar um trabalho feito anteriormente.

Uma sugestão que tem agradado bastante os consumidores é a inclusão de elementos naturais e reciclados na decoração das padarias. Além de possibilitar o reaproveitamento de materiais, é uma iniciativa que demonstra a preocupação com a preservação ambiental. Portanto, nada de plantas artificiais. E lembre-se de cuidar bem de cada uma delas.

3. Foque nos produtos, principalmente nos de fabricação própria

Como a panificação envolve uma grande quantidade de senso artístico, é importante lembrar que seu produto é que deve ocupar os lugares de destaque no campo de visão do cliente. Ou seja, o restante do ambiente deve estar subordinado a ele.

Powered by Rock Convert

Produtos industrializados e de fabricação de terceiros devem servir apenas como complementação do mix. O empreendedor deve avaliar a real necessidade de ofertá-los com base em volume de vendas, margem de lucro e demanda da clientela. Quanto maior for a fatia de produtos próprios, melhor será para o negócio.

4. Priorize elementos com funcionalidade

A decoração não está relacionada apenas a elementos visuais. É importante priorizar o que tem utilidade no espaço, como balcões, gôndolas e prateleiras, desde que eles sejam bem organizados e não atrapalhem a circulação no ambiente, principalmente em padarias pequenas. A regra do “menos é mais” é uma ótima guia nesse momento. 

5. Mantenha o foco e proporcione mais espaço 

Algumas padarias criam ambientes muito apertados, pelos quais as pessoas mal conseguem se mover, repletos itens que até destoam da proposta, com excesso de informações e serviços. Dessa forma, os clientes ficam confusos e incomodados. Isso faz com que acabem comprando pouco ou sequer entrem na loja. 

6. Cuidado com a iluminação

Seja natural ou artificial, uma padaria precisa de luz. Do contrário, o ambiente acaba ficando triste e nada convidativo. Mas o excesso de lâmpadas também pode ser um problema, devido à manutenção e aos custos. Por isso, é preferível estudar bem quais ambientes iluminar e como isso será feito. Seguindo uma tendência mais ecológica, o uso de vidros amplos e cores mais claras auxiliam na iluminação e ainda economizam energia.

Um erro muito comum e que deve ser evitado é a falta de iluminação na comunicação externa com o público, ou seja, em placas e anúncios posicionados no exterior da loja. Isso dificulta os clientes a identificarem o estabelecimento.

7. Renove a decoração 

A decoração é um elemento cíclico. Depois de certo tempo, é recomendado trocar os elementos, para que ela se mantenha convidativa. É preciso prever as mudanças e somar necessidades novas que surgirem. Datas comemorativas também são importantes, mas é preciso ter cuidado com clichês, decorações antiquadas ou elementos que não combinam com o país ou com a cultura local.

Outras maneiras de melhorar a experiência do cliente em sua padaria

A decoração para padarias é uma ótima forma de tornar a experiência do cliente melhor, mas não é a única. Vale ressaltar que é preciso pensar em vários aspectos que compõem a percepção de uma pessoa ao chegar em seu estabelecimento para, assim, proporcionar algo realmente diferenciado.

Para começar, o atendimento deve ser de excelência, com funcionários bem treinados e dispostos a atender cada cliente com muita atenção e presteza. Em seguida, é fundamental que os produtos sejam de alta qualidade e que a sua marca conte com receitas exclusivas. Isso ajuda a fidelizar quem já frequenta o local e a atrair novos consumidores.

Enfim, para ter uma empresa de sucesso no setor alimentício não basta pensar apenas nos produtos e serviços oferecidos. É preciso cuidar da experiência do cliente de uma forma mais abrangente. Nesse sentido, a decoração para padarias cumpre um papel muito importante, ao possibilitar um ambiente agradável e convidativo que estimule a compra. 

Se você gostou das dicas deste artigo e quer se manter atualizado sobre o setor de food service, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este em seu e-mail.

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário