Cozinhas para delivery: quais os cuidados necessários?

Prática • jan. 24, 2024

As cozinhas para delivery vêm se multiplicando, seguindo a ampla adoção do modelo que ganhou impulso nos últimos anos. Estas se baseiam no conceito de "ghost kitchen" ou "dark kitchen", ou seja, não têm área de consumo e atendimento, fazendo apenas entregas por serviços de aplicativos.


Podem ser de apenas uma marca ou com várias salas de diferentes estabelecimentos que contam com fornecimento individual de energia, água e gás. Este conceito tem sido atrativo para os negócios devido ao custo menor de instalação e operação em comparação com um serviço de alimentação convencional.


Contudo, elas têm causado polêmicas onde se localizam. Embora existam projetos de leis para regular essa abordagem, é necessário, portanto, uma série de cuidados básicos na sua implementação, a fim de garantir sua viabilidade e operacionalidade.


Confira as dicas no nosso artigo a seguir.


Vigilância Sanitária


A Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004, tem como objetivo estabelecer procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados. Ela deve ser observada desde o projeto até a operação diária. Vale a pena lê-la e se informar.


Legislação local


Cada cidade ou localidade conta com legislações e requisitos próprios. Informe-se na prefeitura e na vigilância da sua área sobre as particularidades exigidas para cada tipo de estabelecimento. É preferível fazer alterações na concepção, fluxo e projeto do negócio antes de sua montagem.


Localização


Aqui, você precisa posicionar seu estabelecimento em uma área que facilite o acesso às demais que pretende atender. Locais com pouca estrutura, ruas e avenidas em mal estado, trânsito difícil ou bairros essencialmente residenciais podem atrapalhar tanto a instalação quanto a operação de cozinhas delivery.


Estrutura


Além da estrutura que atenda às normas da vigilância sanitária, ela precisa comportar o número de operações dentro dela e áreas de apoio compatíveis, tais como carga e descarga, área para entregadores, fornecimento de energia elétrica (em alguns casos, geradores), fornecimento de água suficiente e acondicionamento adequado de lixo e resíduos, entre outros.


Área para entregadores


Deve incluir banheiros, água, área de estacionamento coberta, protegida do sol e da chuva, para o carregamento. Além disso, é importante fornecer tomadas para carregadores de celular, pois esses aparelhos são ferramentas de trabalho dos entregadores. Eles os utilizam para acessar os aplicativos, traçar rotas, efetuar pagamentos e manter contato com as cozinhas e os clientes.


Internet e telefonia


As cozinhas de delivery precisam estar completamente adequadas ao atendimento digital. Um provedor de internet de alta capacidade e confiabilidade, além de serviços de telefonia, são essenciais. Em alguns casos, empresas de software oferecem essas soluções como parte da gestão global das operações.


Fumaça, odores, gorduras


Uma das principais queixas dos vizinhos ao redor das cozinhas de delivery. A instalação de coifas e exaustores com sistemas que coletam as gorduras, juntamente com tecnologias que minimizem a fumaça, fuligem e os odores, ajuda a reduzir esse problema. No entanto, isso requer um dimensionamento correto e investimento adequado.


Redução de ruído de sistemas de exaustão


Um bom projeto, dimensionamento e instalação de sistemas de coifas e exaustão, juntamente com manutenções preventivas, já auxiliam na redução de ruído. No entanto, algumas empresas que oferecem esse serviço já têm alternativas para minimizar os efeitos. Isso evita reclamações constantes e dissabores futuros.


Acondicionamento e coleta de resíduos


São necessárias áreas adequadas para o acondicionamento e coleta de resíduos, bem como um sistema de triagem por tipo. O lixo não pode ficar exposto na rua, o que pode causar sujeira, incêndios, atrair pragas, causar contaminação e incomodar os vizinhos. Conte com empresas especializadas em reciclagem, coleta e tratamento de resíduos.


Redução de ruído total


Um ponto importante, tanto na estrutura quanto nas regras e na operação, é minimizar o ruído. Isso pode ser feito tanto na construção, utilizando diferentes técnicas de alvenaria, quanto na orientação de toda a equipe, inclusive a equipe de entrega, sobre a importância de manter a disciplina, respeitar horários e pensar no bem-estar das demais pessoas ao redor.


Respeito e conformidade com as leis trabalhistas


É essencial manter um ambiente respeitoso e garantir os direitos dos funcionários. Garantir uma jornada de trabalho justa, em conformidade com a legislação e regulamentações sindicais, contribui para um ambiente laboral saudável e promove uma cultura empresarial responsável. Isto fortalece a imagem da empresa e beneficia a comunidade de forma mais ampla.


Direção segura


As cozinhas de delivery precisam conscientizar seus prestadores de serviço, talvez por meio de treinamento, integração e uma cartilha, sobre a importância de seguir a legislação de trânsito, manter uma direção segura e, além disso, cultivar um bom relacionamento com a comunidade ao redor do estabelecimento. Afinal, eles representam ou estão associados à sua marca.


Acompanhamento de um profissional de nutrição


Mesmo com múltiplas marcas, é fundamental contar com um profissional de nutrição responsável por fiscalizar as operações no estabelecimento como um todo. Isso ocorre porque, embora cada um tenha seu próprio responsável, todos precisam garantir a segurança dos alimentos. Este profissional também orientará as boas práticas nas áreas adjacentes.


Conclusão


Em suma, as cozinhas delivery representam uma tendência crescente no cenário gastronômico e, para que se destaquem e prosperem, é fundamental seguir os três pilares essenciais.


A adequação à legislação e a atenção à vigilância sanitária garantem a qualidade dos alimentos e a segurança para os clientes. A segurança dos alimentos deve ser uma prioridade constante, assegurando que os pratos preparados atendam aos mais altos padrões de higiene e frescor.


Por fim, a boa convivência com os vizinhos ao redor do estabelecimento é fundamental, pois a harmonia com a comunidade é uma parte valiosa da construção de uma marca sólida.


Portanto, ao abraçar esses princípios, as cozinhas delivery podem não apenas alcançar o sucesso comercial, mas também contribuir para uma experiência gastronômica segura e agradável para todos.


Lembre-se de que, ao investir em práticas de qualidade, você não só atende às expectativas dos órgãos reguladores, mas também conquista a confiança e a fidelidade de seus clientes, construindo uma base sólida para o seu negócio.


Clique aqui e confira também nosso conteúdo sobre o forno combinado, e como ele pode centralizar as operações do seu estabelecimento e trazer maior produtividade e qualidade.


filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: