Pão artesanal: 5 vantagens de incorporá-lo na sua padaria!

Prática • out. 23, 2019

Está pensando em oferecer pão artesanal em sua padaria? Esse produto, que tem história milenar e é a base de todas as receitas mais modernas de pães, nunca esteve tão em alta. Sua principal característica é a fermentação natural da massa.

Por meio desse processo, os pães são fabricados sem muitos produtos industrializados altamente processados, que vão contra as tendências de mercado de produtos naturais e mais saudáveis. Na fermentação natural, o crescimento da massa se dá de forma lenta, proporcionando um resultado com mais qualidade e um sabor diferenciado.

Quer saber se vale a pena investir nesse tipo de produto em sua padaria? Confira estas 6 vantagens!

1. Produtos integrais ricos em fibras

Primeiramente, a busca por uma alimentação saudável tem sido uma preocupação cada vez maior na população. Entre os fatores que chamam mais a atenção nas principais dietas está um controle mais rigoroso dos alimentos ingeridos associados a problemas graves, como diabetes e obesidade.

Por sua vez, a tendência pelo uso da fermentação natural e produção de pães diferenciados, tem uma abordagem diferente com receitas incluindo grãos integrais e seu maior teor de fibras, o que promove saciedade além de fornecer nutrientes importantes.

2. Livre de aditivos

Em segundo lugar, uma das características mais importantes do pão artesanal é o uso de ingredientes naturais em sua composição. Além da fermentação sem o auxílio de aditivos artificiais, as receitas dispensam produtos como corantes e conservantes, de forma a garantir um resultado mais rústico, que lembra os pães feitos em casa.

A ausência desses compostos artificiais nas produções artesanais torna as massas mais saudáveis, evitando o consumo de substâncias nocivas à saúde ao longo do tempo, como por exemplo, os altos teores de sódio, associados à hipertensão e outros problemas.

3. Qualidade nutricional superior

Esse ponto positivo tem como base os ingredientes naturais utilizados nas receitas, os quais agregam um valor nutricional bastante superior, se comparados aos produtos que visam “imitá-los”. Afinal, um sabor “idêntico ao natural” de uma fruta, não é igual ao sabor da própria fruta.

Além do sabor, muitos componentes industrializados visam auxiliar na textura ou na conservação dos pães por mais tempo, contudo a fermentação realizada de forma natural supre todas essas necessidades apenas com ingredientes naturais.

Adicionalmente, as variações das receitas de pães artesanais estimulam a criatividade, no que diz respeito à combinação de sabores e texturas. É bastante comum ver padarias que criam massas com adição de grãos e também de vegetais, como cenoura e a beterraba, criando versões coloridas, enriquecidas e atrativas.

4. Características preservadas

O tempo de conservação de um pão tradicional em uma padaria, seja ele do tipo francês ou doce, é de poucas horas. Após esse tempo, esses  tipos de pães perdem a maciez e a casca crocante. Tanto é que, ao encerrar o expediente de cada dia, as unidades que não são vendidas não podem voltar à prateleira. Por esta razão, estes pães de alto valor agregado são perfeitos para a produção que utiliza o ultracongelador como aliado, o que possibilita utilizar somente o que será vendido no dia, fresco e com perda zero.

No caso dos pães artesanais, as características se mantêm por mais dias na casa do cliente. O processo natural de fermentação proporciona maior durabilidade por causa da preparação mais lenta da massa, que tem tempo suficiente para se estabilizar antes de ser assada.

5. Atendimento a um público diferenciado

Ademais, é visível o grande número de perfis de consumidores aos quais essa categoria de produto pode ser bem aceita, como:

  • diabéticos;
  • pessoas que buscam emagrecer;
  • vegetarianos e veganos (várias receitas são ricas em proteína vegetal);
  • pessoas que buscam alimentação saudável.

Contudo cada um desses públicos têm exigências específicas, portanto, é preciso ter um cuidado especial para atendê-los de forma adequada. A vantagem desse processo de produção de pães é que ele permite uma variação imensa nas receitas.

Da mesma forma, você pode criar pães ricos em proteínas, em determinada vitamina ou até mesmo sem algum elemento. Os produtos ainda podem ganhar nomes criativos, que ressaltem suas propriedades nutricionais e os benefícios à saúde. 

Em síntese, a produção do pão artesanal demanda tempo e paciência, mas existem equipamentos que podem auxiliar em algumas etapas do processo, sem prejudicar o resultado. É o caso das câmaras de fermentação , que possuem controle de temperatura e de tempo. 

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: