Boulangerie: como este conceito de loja inspira a panificação

Prática • jun. 13, 2022

Muito tradicional na França, a boulangerie é famosa pelas deliciosas baguetes assim como muitos outros tipos de pães. Com foco na qualidade e receitas ancestrais, ela é unânime entre seus frequentadores fiéis, que buscam produtos frescos todos os dias.

Mesmo diante de dificuldades como a alta dos preços da farinha, a inserção de produtos similares por grandes redes e marcas, ela ainda é um estilo de loja referência que traz a magia do pão aos paladares de antigos e novos clientes!

Todavia, ela está presente também em todo mundo e ainda tem um extenso território a ser explorado aqui no Brasil, podendo ser uma alternativa altamente rentável e lucrativa para se investir.

Leia o texto abaixo e conheça!

O que é uma boulangerie?

A palavra francesa tem origem no substantivo “ boulanger” , ou seja, “padeiro”. É a padaria típica da França, que trabalha com fermentação natural e longa, pães artesanais rústicos e integrais, com formatos diferenciados e decorados. Elas costumam ter algumas características em comum:

  1. Lojas menores : atendimento ao público próximo.
  2. Visual e comunicação clássicos ;
  3. Entradas bonitas e acolhedoras: com portas de uma ou duas folhas, ladeadas por vasos de flores e pequenos arbustos, por exemplo.
  4. Bom trabalho de vitrine: excelente visualização e apresentação.
  5. Interior bem iluminado : você pode ver a parte interna e os produtos mesmo à distância.
  6. Decoração interior: primorosa e que pode ter toques e releituras modernos.
  7. Produtos em racks, estantes, aramados, cestos e madeiras: há uma forte ênfase no produto e sua exposição.
  8. Algumas podem contar com “patisserie”: confeitaria fina e doces clássicos.
  9. Atendimento pessoal e especializado: os colaboradores sabem explicar os produtos em detalhes e sem embargos.
  10. Profissionais de panificação bem-preparados: com cursos e até formação superior nas áreas.

Como implantar o conceito de boulangerie?

Seja alterando algo de sua estrutura ou simplesmente incorporando alguns dos elementos do conceito, você pode renovar seu empreendimento e aumentar suas vendas. Antes de se pensar em intervenções extensas, os passos básicos seriam:

  1. Tente liberar espaço: reavalie móveis, vitrines, comodatos, industrializados e produtos de terceiros. Reveja seu layout e foque na produção própria.
  2. Comece oferecendo outros tipos de pães: bagu e tes , ciab a ttas , pão italiano , pão australiano , pães coloridos e com outros formatos.
  3. Dê destaque a estes produtos : não os colocar “escondidos” na última prateleira. As pessoas precisam visualizá-los logo ao entrar.
  4. Tente fazer uma boa programação: estes produtos precisam ser feitos e comercializados se possível, diariamente.
  5. Ofereça degustações ou amostras: se o seu público ainda não conhece estes pães, esta é uma boa forma de introduzi-los.
  6. Utilize as pré-misturas no início: elas são uma forma fácil fazer alguns dos pães típicos de uma boulangerie.
  7. Invista na formação de sua equipe: pesquise cursos em escolas especializadas. Uma dica é treinar um funcionário para ser um “multiplicador de conhecimento”.
  8. Treine seus atendentes: sua equipe precisa saber falar sobre os produtos sem dificuldades e ter preços e códigos bem memorizados.
  9. Aumente sua capacidade produtiva: seja um forno a mais, câmaras de fermentação ou até uma amassadeira extra ajudam a atender esta demanda.

Cuidados com a exposição de produtos

Como no Brasil a exposição aberta e alguns materiais não são permitidos, aconselha-se uso de caixas e vidros de proteção, ou cestos de aço inox, por exemplo. Não obstante, consulte sempre a Vigilância local e mantenha tudo acondicionado conforme orientações dos fiscais e legislações vigentes.

Para manter a qualidade, especialmente a característica crocante, evite embalagens plásticas fechadas para estes pães. Estas fazem com que eles murchem e não é bom. A de papel branco ainda é a melhor opção porque absorve a umidade. E, lembre-se, se estiver quente, não feche.

Reformas e mudanças na decoração

Como estas implicam em custos maiores, considere reformulações somente após um estudo detalhado do investimento. Isto precisará de engenheiros, arquitetos e decoradores. Há igualmente, os transtornos gerados pelas mudanças como sujidade, barulho, necessidade de fechamento total ou de partes da loja, entre outros.

Uma alternativa barata é uma reorganização da área de vendas. Utilizando o que se tem, sem novos gastos e procurando eliminar ou reaproveitar itens, tente deixar sua loja mais livre o possível, para ganhar área de divulgação.

Uma boulangerie pode ser moderna

Se você não aprecia o design das lojas antigas, nada impede que você faça uma releitura atual. Lojas minimalistas, bem lean and clean” (sem muitos elementos), estão em alta. Em cores claras ou branco, inspiradas nos cafés das metrópoles, elas são interessantes porque valorizam os produtos.

Boulangeries são bem equipadas

Embora valorizem o trabalho manual e artesanal, quem já visitou uma boulangerie ou viu vídeos, vlogs edocumentários do setor, já notou que estas lojas contam com todo maquinário! Só para ilustrar, veja algumas das tecnologias utilizadas por elas:

Boulangerie é uma “boutique de pão”?

Embora estes pães sejam diferenciados, isto não significa que precisem inacessíveis. Aliás, o mercado está sempre desejoso de novidades no cenário da alimentação e o pão não deve ficar de fora. A boulangerie é uma outra maneira para você produzir, comercializar e apreciar o pão. Em outras palavras, passa a ser uma verdadeira “experiência gastronômica”, que envolve cor, textura, aroma e claro, sabor.

Conclusão

Em suma, as padarias francesas ou outro estilo, podem servir de inspiração para repaginar negócios existentes ou mesmo dar origem a novos. Aliás, faça um plano de negócios bem detalhado, pesquisando como é uma boulangerie em cada país e capte detalhes interessantes que chamariam atenção.

Contudo, não pense somente na fachada, não! Invista em capacidade produtiva não só contatando bons fornecedores de equipamentos como também indo a feiras e eventos especializados do ramo de panificação.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: