Quais os equipamentos que geram as maiores economias para uma cozinha profissional?

  • Home
  • Gastronomia
  • Quais os equipamentos que geram as maiores economias para uma cozinha profissional?
equipamentos para gerar economia na cozinha

Você sabia que com os equipamentos certos e a tecnologia adequada, você consegue economizar muito na sua cozinha profissional, sem afetar a qualidade ou quantidade da produção?

Conheça neste post quais são esses maquinários e a importância de cada um para a cozinha profissional.

Você conhece o sistema cook and chill?

O sistema cook chill (cozinhar e resfriar) é o que existe de mais atual nas técnicas de preparo de alimentos para facilitar o trabalho de profissionais ao mesmo tempo que evita o desperdício de tempo e produção.

Esse é o processo mais adequado para uma cozinha profissional que necessita aumentar a produtividade, reduzir ao máximo o desperdício de alimentos e gerar economia.

Confira os principais benefícios desse sistema:

  • reduz consideravelmente o desperdício de alimentos, seja no preparo, seja por deterioração;
  • preserva as características originais dos alimentos (se preparados corretamente e congelados com um ultracongelador);
  • contribui para a redução de micro-organismos;
  • diminui o risco da proliferação de bactérias, o que auxilia na segurança de alimentos;
  • ajuda a otimizar a mão de obra, com os colaboradores mais livres para desempenhar outras funções;

Esse sistema garante uma regeneração dos alimentos com qualidade idêntica àquela refeição preparada na hora. Assim, todas as características do alimento como sabor, consistência, textura, cor e valores nutricionais são mantidas.

Para implementar esse processo é necessário cozer e resfriar os alimentos utilizando rigorosos meios que garantam o abatimento da temperatura no tempo exigido pela legislação. 

Dessa forma, são necessários equipamentos específicos para garantir que o processo de cozinhar, resfriar e regenerar sejam feitos com eficiência e produtividade. 

Equipamentos para gerar economia na cozinha

Conforme o que foi exposto acima, vamos conhecer os principais equipamentos para gerar economia na cozinha.

Fornos combinados

Esse equipamento possibilita diversos tipos de cocção em uma única câmara. Ele trabalha com calor úmido, calor seco ou a combinação dos dois.

O forno combinado é de extrema importância para uma cozinha profissional, ele pode até mesmo substituir o fogão, frigideira, chapa e grelha. Ele permite o controle preciso de temperatura e se adapta de forma automática a qualquer necessidade de umidade e temperatura dos alimentos.

Esse equipamento é fácil de ser operado e permite programações. Como exemplo prático podemos citar que ele cozinha até 20 kg de vegetais usando apenas 4 litros de água, muito menos recurso energético e tempo do que um fogão convencional, por exemplo.

Ultracongelador

Trata-se de um equipamento desenvolvido com alta tecnologia para resfriar ou congelar alimentos com mais agilidade, qualidade e segurança que outros aparelhos semelhantes. 

Para exemplificar, podemos mencionar que um alimento a 70°C pode ser resfriado a 3°C em apenas uma hora e meia, enquanto em em uma câmara fria esse mesmo alimento levaria até 24 horas para ser resfriado. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Um dos benefícios desse processo é retirar as bactérias da zona de proliferação e gerar mais segurança de alimentos. Mas, também, outro ponto de destaque é que o congelamento rápido mantém as características originais de sabor, aroma e aspecto dos alimentos, por transformar a água em micro cristais, que não os afetam na hora de regenerar.  

A sua utilização é essencial para o processo de produção antecipada dos alimentos, no qual eles são preparados, congelados ou resfriados nele e armazenados em câmara fria para serem vendidos sob demanda.

Esse pré-preparo adianta de forma racional todo o trabalho diário de uma cozinha. Assim, a sua produção ganha muito mais produtividade e eficiência, tudo enquanto minimiza o desperdício.

Freezer e geladeira industrial

Logo após o resfriamento rápido no ultracongelador, os alimentos precisam ser estocados para sua conservação em em uma câmara fria a 4°C até o momento da regeneração. Já quando são congelados os produtos precisam ser armazenados na temperatura de -18°C.

Com essa possibilidade de estocagem, as suas compras podem ser feitas com planejamento e com o máximo de economia e aproveitamento. 

No mercado existem diversos modelos que geram economia na cozinha. Produtos com termostato digital registram e mantêm a temperatura de forma precisa e garantem a economia de energia elétrica.

Outro ponto para se levar em consideração é a higienização e o degelo. Em muitos modelos o degelo é automático, onde o próprio equipamento controla a gestão e promove o degelo. Assim, a sua limpeza é facilitada e economiza tempo e mão de obra.

Speed Oven

Um forno ultrarrápido que utiliza diferentes fontes de calor para finalizar alimentos pré-prontos (resfriados ou congelados) com acabamento perfeito.

São equipamentos ideais para estabelecimentos com alta demanda de refeições rápidas e com acabamentos excelentes. E o melhor de tudo, economizam energia e dispensam exaustão.

Micro-ondas profissional

O micro-ondas profissional também é indicado para a finalização rápida e o aquecimento de refeições e regeneração de resfriados ou congelados.

É um equipamento robusto e de alta potência capaz de finalizar alimentos em poucos segundos. Até três vezes mais eficiente que forno micro-ondas convencional, a sua potência pode ser programada e é de fácil operação.

Considerações finais

Até pouco tempo, os equipamentos para cozinha profissional eram importados e o custo de aquisição era alto, o que tornava o investimento inviável. 

De olho nesse cenário, muitas empresas nacionais decidiram investir na alta tecnologia para a fabricação de equipamentos modernos que pudessem atender as necessidades das cozinhas profissionais do Brasil.

Logo, é possível investir na infraestrutura com acessórios e equipamentos para gerar economia na cozinha e garantir o sucesso do seu empreendimento.

Confira também este artigo super completo a respeito de cook and chill para saber ainda mais a respeito do assunto!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário