Gastronorms, o que são e porque são ideais para sua produção

Prática • nov. 29, 2021

Uma cozinha profissional possui alta demanda e precisa produzir grandes quantidades de alimentos variados diariamente, o que acaba pedindo por diferentes tipos de equipamentos e utensílios na produção.

Porém, as áreas de produção mais tradicionais têm dado espaço para a tecnologia, substituindo grandes quantidades de fogões pelos fornos combinados, que demandam menos espaço e trazem muito mais produtividade, versatilidade e praticidade.

Com essa troca, as panelas também são substituídas pelas gastronorms (ou gns), que são recipientes produzidos especialmente para fornos combinados, que ocupam menos espaço e permitem preparar mais alimentos de uma só vez.

Leia nossa postagem de hoje e entenda a importância desses acessórios fantásticos!

Quais são os benefícios do uso desses acessórios profissionais?

As gastronorms possuem diversas vantagens, principalmente se comparadas com acessórios tradicionais, confira:

  1. Produtividade : pelo seu formato e tamanho, comportam mais produtos dentro do forno combinado e, consequentemente, permitem produzir mais e ao mesmo tempo.
  2. Padronização : seja para manipulação, preparo, armazenagem, transporte ou serviço, o mesmo padrão é utilizado em toda cadeia produtiva.
  3. Menor investimento : por utilizar um padrão único, há redução considerável na aquisição de acessórios.
  4. Facilitam a movimentação : não há necessidade da troca de recipientes, a gastronorm pode ser transferida direto do forno para o transporte.
  5. Versatilidade : diferente de uma panela, uma gn tem uma aplicabilidade maior na rotina diária.
  6. Robustez e durabilidade : por serem em aço inoxidável, elas suportam melhor a carga de trabalho pesada das cozinhas profissionais.
  7. Conformidade com a legislação : o aço inoxidável é um dos materiais permitidos e solicitados pelas vigilâncias.
  8. Fácil higienização : o material é de fácil limpeza e cuidado.
  9. Redução no risco de contaminação cruzada : devido às características do aço inox.
  10. Estocagem facilitada : podem ser colocadas uma dentro da outra, ocupando bem menos espaço na cozinha.

Quais são os tipos de gastronorms existentes?

Existem diversos tipos para as mais variadas demandas, confira:

Lisa com 65 mm de profundidade : (1/1) por ser funda e fechada, normalmente é utilizada para receitas que demandam mais líquidos e molhos, como arroz ou lasanha.

Lisa com 30 mm: (1/1) é rasa e utilizada para assados, bife à parmegiana, peixe, finalizações e até montagens, podendo funcionar como uma bandeja ou travessa.

Perfurada com 65 mm de profundidade: (1/1) tem furinhos e são perfeitas para legumes ou produtos que precisam de cocção delicada no vapor.

Grelha: (1/1) ideais para preparar frango em pedaços, bifes e filés ou parar servir de suporte para outro preparo.

Tela expandida 45 mm : (1/1) utilizada para batata frita, empanados, frango à passarinho e outros tipos de frituras.

Smart egg teflonada: (1/1) para produção de ovos ou omeletes.

Smart grill: (1/1) produzida em ferro fundido ou teflonada, utilizada para grelhados em geral.

Grelha 6 torres: (1/1) feita para assar frangos inteiros ou galetos, que são colocados em pé para proporcionar um melhor acabamento e facilitar a retirada.

Turbo grill grelha teflonada e turbo grill pegador inox : (1/1) conjunto ideal para fazer grelhados com carregamento e descarregamento facilitados.

Suporte para 2 pratos: (1/1) finaliza 2 pratos montados por vez.

Tampa inox: (1/1) utilizada para cobrir as gns quando necessário.

Há também os tamanhos múltiplos menores, de 1/2, 1/3, 1/4, 1/6 e 1/9, disponibilizados para que todo tipo de produção possa aproveitar suas vantagens.

Gastronorms utilizadas em outros processos

Ultracongelamento

Um dos grandes aliados da produção de alimentos é, sem dúvidas, o ultracongelador , uma vez que permite o preparo antecipado para armazenagem e o uso posterior. Ao utilizar as gastronorms , a operação é facilitada, porque elas podem ser levadas do forno direto para o equipamento, minimizando riscos de contaminação.

Uma vez ultracongelado a -18°C ou resfriado a 0°C, o alimento pode ser armazenado em freezer ou geladeira e, quando necessário, a gastronorm pode ser colocada novamente no forno sem problemas.

Gastronorms e serviço

Boa parte dos bufês, rotisseries e expositores são projetados no padrão das gastronorms o que é um ganho imenso de agilidade, porque dispensa-se a troca de vasilhames para servir.

Como escolher as gastronorms e definir quantidades?

Os tipos e quantidades das gastronorms dependerão das particularidades de cada cardápio e os volumes de produção de cada item. Só para ilustrar, se você trabalhar grande quantidade de grelhados, provavelmente necessitará de no mínimo dois conjuntos de grelhas 1/1, um no forno e outro em carregamento. Já nas cozinhas industriais, provavelmente utilizará muito mais.

Todavia, algumas gns são quase “universais”, como por xemplo, as lisas de 65 mm (ou mais profundas) e 30 mm e são amplamente utilizadas nas preparações e processos diferentes. Outra dica é que se você trabalha com muitos produtos com maior quantidade de líquido, suas gns precisarão ser fundas para evitar derramamento.

Conclusão

Em síntese, a adoção de gastronorms simplifica o trabalho e melhora a qualidade dos alimentos e da produção. Aliadas ao forno combinado, elas aprimoram áreas de produção convencionais com muita tecnologia e geram a otimização de processos, tempo, espaço e custos.

Sabendo disso, você pode analisar a necessidade de implementar a modernidade na sua cozinha para gerar cada vez mais satisfação aos seus clientes e vendas para o seu negócio.

Por fim, se deseja aprender mais, veja sobre acessórios para cozinha profissional ou sobre a importância do uso de acessórios originais na cozinha profissional!

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: