Pizza: como ganhar praticidade e velocidade no atendimento

Prática • jul. 08, 2022

A pizza é companheira inseparável de todas as horas. Não há dia certo para se comê-la. Seja em casa ou na rua, com a família, amigos ou colegas e por que não até sozinho? Da tradicional margherita de Nápoles ou sabores criativos e inusitados, ela é uma iguaria apreciada no mundo todo.

No Brasil, ganhou novos sabores e combinações, sendo algumas das populares a calabresa, frango com requeijão, quatro queijos, atum e cebola ou até de brigadeiro ou creme de avelã com frutas , entre tantos outros.

Ademais, o mercado não para de crescer. Há demanda para todas suas formas, das populares até as gourmets e espaço para todo tipo de empreendimento, dos altamente especializados aos de conveniência, em diversos locais, até onde antes não se acreditava ser possível produzi-las ou vendê-las.

Por isto, para este dia 10 de julho em que celebramos o Dia da Pizza, preparamos uma postagem especial, com dicas de tecnologia e equipamentos para ganhar maior rapidez, qualidade e claro, lucratividade.

Leia abaixo e veja as dicas.

Fermentação natural também combina com pizza!

Bem conhecida de quem trabalha com a panificação, a fermentação natural pode beneficiar do mesmo modo a produção de pizzas. Todavia aqui, o levain entrará como agente de sabor, aroma, cor e textura para este tão amado produto.

Você pode utilizar uma proporção de até 20% de levain líquido sobre o quilo de farinha, mas lembre-se de descontar na água porque ele também a contém. Continue usando o fermento biológico em menor quantidade, pois ele ajuda na gaseificação da massa. Faça alguns testes antes e avalie. Com certeza não terá resultados interessantes!

Amassadeiras espirais

Elas oferecem inúmeras vantagens para o preparo. Devido a conformação mecânica de seu eixo em espiral com o tacho, elas dão o “ponto de véu” ideal para a massa, deixando-a bem lisa e aumentando a qualidade do produto. Da mesma forma, ocorre menor aquecimento por atrito e dispensando o uso de grandes quantidades de gelo como em outros modelos não espirais.

Utilize o ultracongelamento

O ultracongelador é um equipamento que baixa rapidamente a temperatura do alimento em seu núcleo a -18°C, permitindo a produção antecipada, armazenagem, transporte e posterior utilização, conforme necessidade.

Este processo, quando executado corretamente, mantem a qualidade dos produtos e dá agilidade ao atendimento, permitindo até a comercialização para terceiros ou direto para o cliente montar sua própria pizza ou finalizá-la em casa.

Dessa forma é possível se trabalhar de diversas formas como:

  1. Bolas de massa crua congeladas: poupam tempo gasto com fazer massas frescas todos os dias e você elimina desperdícios com o descarte das não utilizadas. Estas podem ser armazenadas em freezers a -18°C por até 30 dias e posteriormente, descongeladas e fermentadas sempre que preciso.
  2. Discos pré-assados: eliminam a etapa de abertura da massa que exige tempo e muita habilidade dos profissionais, acelerando o atendimento tanto no salão quando no sistema de entregas.
  3. Montadas: vão direto ao forno, também agilizando atendimento em qualquer modelo de negócio e podendo ser comercializadas para terceiros ou para o próprio cliente finalizar em casa.

Controle a fermentação das massas de pizza

Muitas pizzarias ainda fazem a fermentação da massa em temperatura ambiente. No inverno e dias frios, ocorre a demora no crescimento. Em contrapartida, no verão ou dias quentes, a massa cresce excessivamente, podendo até passar do ponto e se perder.

O uso de câmaras de fermentação controlada , permite padronizar a temperatura e umidade na fermentação das massas. Elas tanto retardam o desenvolvimento no modo frio, quanto o aceleram no modo quente. A programação de “padeiro noturno”, por sua vez, permite automatizar esta fase de acordo com as características de cada negócio e sua rotina.

Você conhece a tecnologia Speed Oven para pizzas?

Os fornos de finalização rápida, ou Speed Ovens , também contam com modelos específicos para pizza. Eles utilizam sistema de ar impingido em alta velocidade e resistências inferiores e assam pizzas de até 40 cm de diâmetro, em menos de 3 minutos.  além de darem acabamento perfeito tanto na parte superior quanto inferior.

Estes fornos são com painel touchscreen , que permite a programação personalizada para cada sabor e fáceis de operar. Podem ser empilhados até 2 unidades e colocados sobre balcões na própria frente de loja. São elétricos e compactos, podendo ser instalados facilmente em pequenos espaços. Aliás, eles também dispensam coifas e exaustores porque possuem filtro catalítico que retém gorduras.

Conclusão

Em síntese, o investimento em tecnologia de equipamentos, processos e sistemas inteligentes de gestão também, pode auxiliar a produção de pizzas em todos os tipos de empreendimento, seja nas tradicionalíssimas pizzarias, deliveries, redes, franquias ou até mesmo em hotéis , lojas de conveniência ou pequenos pontos. Continue conosco e veja também 6 dicas de como se diferenciar e como montar um cardápio neste ramo.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: