Panetone salgado: descubra como produzir para aumentar as vendas no fim do ano

Prática • dez. 02, 2022

Dezembro é o mês das comidas natalinas, entre elas está o panetone salgado. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o segundo lugar como maior fornecedor de panetones da América Latina, segundo a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados).

Apesar de o panetone tradicional ter o sabor mais adocicado com frutas cristalizadas ou pedaços de chocolate, há também o panetone salgado. Segundo reportagem do Gazeta do Povo , a iguaria começou na Itália e possui duas versões de panetone salgado: salato e gastronômico. Veja os principais motivos para começar a fabricar panetone salgado hoje mesmo!

Por que você deve investir em panetone salgado?

O brasileiro conhece muito mais a versão do panetone doce do que a do panetone salgado. Mas o que muita gente ainda não sabe é que a versão salgada é também deliciosa. Por isso, vale a pena investir na receita que conquista quem não é muito fã de doce.

A massa pode receber um toque muito agradável de sabor com ingredientes como bacon, calabresa e queijos. 

A versão italiana, conhecida como panetone salato, é feita com uma massa doce e sem recheio, com cobertura de queijo parmesão ou padano. De qualquer forma, a pessoa pode abusar da criatividade e dar um toque muito pessoal a esse alimento tradicional. Azeitonas e linguiça calabresa são muito bem-vindas para enriquecer o sabor diferenciado.

Já a outra versão italiana, chamada de panetone gastronômico, é mais parecida com um bolo que pode ser recheado. Primeiramente, o panetone é assado para ser recheado após esfriamento. Uma boa sugestão é colocar queijo mascarpone em suas fatias e servir. 

Como é a produção do panetone salgado?

O panetone salgado agrada àqueles que gostam de novidades e também preferem saborear o tradicional pão natalino fora da sobremesa. A receita recebe ingredientes como peito de frango, queijo e presunto, calabresa, além de temperos como cheiro verde e tomate seco. 

Assim, a Panetteria Palhano obteve muito êxito em Londrina, Paraná. Por lá, a receita já foi para as prateleiras há mais de 15 anos.  O sabor diferenciado deu tão certo que logo os clientes começaram a pedir para consumir durante todo o ano. A massa é fofinha e muito bem recheada com os ingredientes citados acima. Tem também o recheio de torresmo e todas levam cobertura de parmesão.

Já outras marcas tradicionais começaram a lançar a versão salgada no mercado em 2018, com ingredientes como provolone, presunto, queijo parmesão e orégano.

Como produzir panetone salgado?

Os panetones são produtos que exigem um espaço amplo na produção. Mas, para não perder a qualidade na maciez da massa, é preciso ter agilidade no processo de assar. 

O que mais agrada o paladar do cliente que gosta de panetones é também a umidade do produto.  Por outro lado, os panetones ressecados são pouco apreciados. Sendo assim, nada melhor que escolher câmaras de fermentação controlada , que farão a fermentação preservando a umidade do produto.

A grande vantagem de controlar a fermentação é poder sincronizar o forno com o movimento de pedidos. Assim, é possível acelerar o processo para assar a massa à medida que o pedido seja maior naquele período. Com esse controle em mãos, a umidade se mantém, já que é indispensável para garantir a qualidade do produto.

Veja esta receita de panetone salgado

O panetone salgado pode ser feito com recheios diversos. Além de ser uma opção diferenciada para levar para festas, a iguaria pode virar um item para presentear. 

Ingredientes

Fermentação

  • 15 gramas de fermento biológico fresco
  • 12 gramas de açúcar
  • 60 mililitros de água de água morna
  • 60 gramas de farinha de trigo

Massa do panetone salgado

  • 2 ovos inteiros (120 gramas)
  • 420 gramas de chá de farinha de trigo
  • 60 mililitros de chá de leite
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 5 mililitros de essência de baunilha
  • 36 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 12 gramas de sal
  • 60 gramas de queijo parmesão ralado

Recheio

  • 60 gramas de linguiça calabresa moída ou picada em cubos pequenos
  • 60 gramas de queijo provolone picado em cubos pequenos
  • 60 gramas de lombo picado em cubos pequenos
  • 60 gramas de azeitonas verdes sem caroços picadas

Modo de fazer

Fermentação 

  • Coloque o fermento biológico fresco e o açúcar em um recipiente e misture bem até dissolver todos os ingredientes.
  • Junte a água morna. A temperatura deve ser respeitada para não matar o fermento, algo que acontece se a água estiver muito quente. Por outro lado, caso esteja fria, a fermentação não será ativada.
  • Junte a farinha de trigo, misture e tampe o recipiente com um filme plástico. Cubra com um pano, para aquecer e inchar mais rápido.
  • Deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Massa

  • Após o período aproximado de 15 minutos, faça um buraco no meio e adicione os ovos, o açúcar, o leite morno, a manteiga, o sal, o queijo parmesão ralado e a essência de baunilha. 
  • Misture bem até obter uma massa homogênea.
  • Acrescente a farinha de trigo aos poucos e evite deixar os grumos na massa. 
  • Depois disso, transfira para uma bancada e sove a massa até desgrudar das mãos. Se for preciso, adicione um pouco mais de farinha.

Recheando a massa

  • Abra a massa e coloque os ingredientes do recheio. 
  • Incorpore bem o recheio na massa e leve-a para um recipiente enfarinhado para que não grude.
  • Cubra a massa com um filme plástico, coloque um pano e deixe descansar dentro do forno desligado por 30 minutos, aproximadamente, até dobrar de volume.
  • Em seguida, divida a massa em duas partes, coloque em formas próprias para panetones de 500 gramas e cubra novamente com um pano até crescer.
  • Pincele a superfície do panetone com a gema e polvilhe com o queijo parmesão ralado.
  • Leve o panetone salgado para assar em forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos ou até a superfície dourar. 
  • Retire do forno, deixe amornar e sirva em seguida.

O panetone salgado pode ser um sucesso no seu estabelecimento. Siga essas dicas e venda em grande escala. Gostou do post? Como aumentar o faturamento do seu negócio no fim do ano.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: