Gastronomia e hotelaria: entenda como a Prática auxilia negócios

Prática • out. 21, 2020

Todo empreendedor que atua no ramo da gastronomia e hotelaria deve estar alinhado às necessidades do mercado para conseguir se destacar. Não só isso: com o trabalho correto, é possível otimizar os seus processos de produção e, logo, fidelizar a clientela. A Prática entende bem essa situação.

Por isso, desde 1991, vem atuando no mercado com o objetivo de desenvolver os mais modernos equipamentos para restaurantes, hotéis, padarias e centrais de alimentos. O objetivo é ajudar as empresas a preparar ótimas refeições, mas com etapas sempre ágeis, com excelente custo-benefício e o mínimo de desperdícios.

São soluções completas, focadas em cozinhas profissionais, independentemente do seu tamanho ou número de pratos servidos por dia. Gostou e quer saber tudo sobre esse trabalho?

Neste post, você encontrará informações relevantes para que o seu negócio continue decolando. Acompanhe!

Fornecimento de equipamentos de qualidade

No nicho da gastronomia e hotelaria, muito se comenta sobre a necessidade de contar com equipamentos profissionais nas cozinhas. Esse é o caso de forno, batedeira, cubas, freezer, multiprocessador, liquidificador, frigideiras, entre outros.

Contudo, não falamos apenas a respeito da qualidade, e sim sobre se trabalhar com as ferramentas corretas nesses ambientes. Antes de adquirir as máquinas, é essencial entender o que será produzido e qual tecnologia está mais preparada para garantir a produtividade de uma empresa.

Vamos aos exemplos? Imagine que a cozinha de um hotel produz refeições em tempo integral. Agora, considere preparar todos esses pratos sem o auxílio da tecnologia?

Para chegar a um bom resultado, os empreendedores precisarão contabilizar o número de fogões e funcionários necessários, bem como onde armazenar os mantimentos e o que fazer com os ingredientes que não forem consumidos. Com a tecnologia, esse cenário muda drasticamente e de forma positiva.

Um forno combinado, por exemplo, substitui quase 100% um fogão convencional, que perde 50% da energia da chama (calor) para o ambiente. Ou seja, de todos os gastos com a conta de gás, metade é desperdiçada no ambiente. Além disso, o local fica mais quente e desconfortável.

Já com um forno combinado não há esse problema. Toda energia gerada é convertida em prol da produção.

Variedade de produtos conforme as necessidades do negócio

A falta de praticidade e o desperdício de alimentos em uma cozinha profissional estão entre os grandes vilões desse tipo de empreendimento. Por essa razão, a Prática se tornou a única empresa a oferecer o sistema Cook and Chill — que ajuda na fabricação e armazenamento dos ingredientes, otimizando o tempo das atividades e garantindo mais agilidade na linha de produção.

Seguindo esse raciocínio, a organização faz um estudo detalhado a respeito dos equipamentos que serão necessários para cada cliente. A partir disso, são oferecidos os melhores produtos para que o negócio consiga funcionar de modo pleno e satisfatório. Alguns deles são:

  • para cocção — costuma-se usar o forno combinado. Ideal para aumentar o rendimento das proteínas, esse aparelho também ajuda a minimizar o consumo de óleo, água e energia;
  • para resfriamento — os resfriadores rápidos e ultracongeladores são ideais. Eles promovem facilmente a baixa da temperatura dos alimentos, sem impactar sua segurança ou criar cristais de gelo;
  • para regeneração — de acordo com a Cook and Chill, são utilizados fornos combinados e equipamentos de finalização ultrarrápida. Juntos, esses detalhes permitem que o serviço fique sempre pronto para ser iniciado, melhorando sua eficiência, produtividade, e mantendo os pratos em um alto padrão de qualidade.

Bom custo-benefício

Além da qualidade, rapidez e eficiência nos pratos produzidos, os equipamentos da Prática são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e apresentam um excelente custo-benefício. Assim que adquirem um desses produtos, os clientes podem contar com inúmeros serviços prestados pela empresa.

O Canal Chef é um deles, que disponibiliza apoio operacional e ajuda o usuário a sanar as suas dúvidas diárias sobre a utilização dos utensílios — desde a higienização até o tempo de preparo e a temperatura ideal.

Existe, também, o Smart Service — um programa de manutenção preventiva e que serve para reduzir consideravelmente os gastos com consertos. Assim, evita problemas inesperados e que possam comprometer a linha de produção.

Com ele, o cliente recebe frequentemente a visita de um técnico autorizado que, por sua vez, fará manutenções em todos os equipamentos da marca. Destacamos também outras vantagens do serviço, como:

  • atendimento técnico em até 24 horas;
  • plantão durante os finais de semana;
  • suporte técnico a distância;
  • baixo custo de manutenção;
  • maior vida útil para o equipamento;
  • periodicidade trimestral;
  • 20% de desconto na compra de peças originais.

Melhorando a eficiência na gastronomia e hotelaria

No universo da gastronomia e hotelaria, a cozinha serve como um termômetro. É esse ambiente que ajuda a medir a rentabilidade do espaço e a satisfação dos seus clientes com os serviços prestados.

Em outras palavras, para alcançar um bom resultado, é de extrema relevância escolher os melhores equipamentos para o espaço. Dessa forma, permite-se que o estabelecimento esteja sempre pronto para suprir altas demandas, sem comprometer a qualidade de suas refeições e o atendimento.

Na hora de equipar a cozinha da empresa, lembre-se de analisar não somente o preço do produto, mas também, a sua durabilidade e a capacidade para produzir em ampla escala.

O trabalho com equipamentos de primeira linha, como os da Prática, pode promover verdadeiras mudanças no desempenho de um hotel ou cozinha profissional. O objetivo é melhorar tanto a qualidade na prestação de serviços quanto o conforto operacional, a ergonomia, os níveis de desperdício e a segurança entre os membros da equipe. Todos saem ganhando!

Apoio ao ramo de gastronomia e hotelaria

Como você deve imaginar, o suporte pós-compra é um serviço que faz toda a diferença na experiência de um consumidor com a marca. A Prática jamais abre mão dessa relação com o seu público.

Para que os consumidores continuem utilizando os seus equipamentos sem dor de cabeça, a empresa proporciona a opção de compra de peças. Ela pode ser realizada diretamente no site e em poucos passos.

Basta mencionar os seus dados pessoais, o modelo do equipamento, o número de série e o item que precisa ser substituído. Em curto tempo, a equipe entra em contato e busca as melhores soluções para cada caso.

Ainda é interessante lembrar que esse tipo de reposição é liberada mesmo após o prazo de garantia. Assim, há mais segurança para o empreendedor, sem que haja a necessidade de se preocupar com problemas no futuro.

Negócios de gastronomia e hotelaria necessitam, cada vez mais, de soluções que ajudem a profissionalizar sua atuação, aliando tecnologia e eficiência no atendimento. Contar com parceiros que forneçam os equipamentos profissionais certos para a sua cozinha ajuda você a ter mais sucesso nessa empreitada.

Entrevistado : Rafael Fraga de Andrade, 37 anos, é gastrólogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Recebeu por três vezes a distinção acadêmica “Anhembi Morumbi Honors” — Dean’s List” — para alunos com destaque no desempenho acadêmico. Pós-graduando em Cozinha Avançada: Tecnologias e Ciências Aplicadas à Gastronomia (SENAC-SP). Atualmente, é Chef Corporativo Nacional da Prática.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: